“Ofereceu tudo o que tinha para viver”
10 de novembro de 2024‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’
12 de novembro de 202411 de novembro, 2ª feira, Memória de São Martinho de Tours
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Faça um pedido de graça: “Senhor, concede-me a graça de viver como Jesus viveu: amar, perdoar, ser fraterno…”
Leia o evangelho de Lucas 17,1-6
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje temos um conjunto de pequenos ensinamentos que Jesus vai transmitir aos seus discípulos: sobre evitar o escândalo, a importância do perdão, a correção fraterna e o tamanho da fé em Deus que devemos ter. Ter fé é, sobretudo, viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Que revolução nas relações humanas se conseguirmos viver o que Jesus propõe neste evangelho! Jesus está dizendo aos seus discípulos que eles devem tomar conta de si mesmos, prestar atenção àquilo que estão fazendo, não causar escândalo, ser capaz de perdoar infinitamente e ter fé sempre. A fé não pode ser aumentada a partir de fora; ela deve crescer a partir de dentro, como o grão de mostarda. Ter fé é viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de crer no que Jesus acreditou, defender a causa que Ele defendeu, dar importância ao que Ele dava.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Na vivência cristã, sua fé se resume a algumas “práticas religiosas” ou é expressão de uma profunda identificação com o modo de ser e de agir de Jesus? Você é capaz de perdoar apesar da mágoa, da raiva e da memória que talvez não te deixa esquecer? Você se lembra que Jesus sempre te perdoa e que ama quem te ofendeu tal como te ama?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda…”, diz Jesus no evangelho de hoje. Só com muita fé em Deus é possível chegarmos ao ponto de ter um amor tão grande que ele nos torne capazes de perdoar. Para quem é ocasião de pecado para o seu irmão, a Misericórdia de Deus é inesgotável.
Equipe Lectionautas