O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
11 de agosto de 2023“Ânimo! Sou eu, não temais”
13 de agosto de 2023Sábado da 18ª semana do Tempo Comum
Mt 17,14-20: Se tiverdes fé nada vos será impossível.
Leitura: o que o texto diz?
O impossível para nós não o é para Deus. Esse menino que sofria de epilepsia encontra em Jesus a sua salvação. Entretanto, já havia passado pela mão dos discípulos, que nada puderam fazer por ele. Jesus então os repreende: quem o segue precisa ter uma fé forte, pois quem tem fé pode fazer tudo aquilo que o Senhor fez, para a glória de Deus!
Meditação: o que o texto me diz?
Como está a nossa fé hoje? Se fôssemos interrogados por Jesus naquela situação, como nos sairíamos? É natural que muitas vezes a fé nos falte, isso ocorreu muitas vezes durante a vida de Jesus com seus discípulos, mas não podemos permitir que isso se torne uma constante. Para trabalhar no Reino de Deus precisamos da fé não somente para nos fortalecer, mas também para conseguir realizar a missão que nos é confiada.
Oração: o que o texto me faz dizer?
“Nada vos será impossível”. Essa frase do Senhor orienta a nossa oração, pois confiamos que se tivermos a fé necessária, nada nos será impossível. Diante dos obstáculos da vida, que possamos pedir que o Senhor nos fortifique na fé, fazendo com que a nossa oração possa a cada dia ser mais confiante, mais forte e mais ancorada na esperança em Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus nos fortalece. Ele exige de nós uma fé firme, sem a qual não conseguimos avançar. Que no silencio da nossa oração possamos nos colocar diante dele como crianças que confiam no Pai Amado. Que essa força não venha de nós mesmos, pois nada temos a oferecer, mas que venha dele para nos fazer bons discípulos da missão.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Onde são as regiões da minha existência onde tenho medo de vacilar, ou onde minha fé não é suficientemente grande? Que a nossa prática familiar e pastoral de oração possa ser cada vez mais fortalecida na fé, e que também sejamos capazes de vivenciar essa força junto com nossos irmãos que muitas vezes precisam de apoio.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.