“Este é o meu Filho amado”
6 de agosto de 2021Eu sou o pão da vida
8 de agosto de 202107/08/2021 – Mt 17,14-20
“Se tiverdes fé nada vos será impossível”
- Leitura. O que diz o texto?
Hoje Jesus pretende ser o catequista sobre a fé. Quer ensinar sobre a fé verdadeira, que é capaz até de repelir o mal. Após uma primeira tentativa frustrada com os discípulos, um pai suplica diretamente a Jesus: “Senhor, tem piedade do meu filho” Jesus então acusa os seus contemporâneos que não tem uma fé autêntica, capaz de superar as incertezas e as provas. Uma fé que é capaz de dizer: “O Senhor é meu pastor, nada me falta…” mesmo que no momento, ao redor, falte tudo…
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Muitas montanhas a serem removidas estão dentro de nós mesmos. Podem ser várias e podemos enumerar: egoísmo, indiferença, cultura do descarte, preconceitos. Aplainar esses montes, contando com a graça de Deus, é sinal de que ele está agindo e operando a mudança que necessitamos para superar as adversidades do mal.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
“Senhor, tem piedade…” ajuda-nos em nossa falta de fé. Acredito que o Senhor é o Deus do impossível.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
“Tua fé te curou”. Frequentemente Jesus utiliza essa expressão, para dizer que o milagre não é um “toque de mágica” em alguém que está passivamente esperando ser atendido. Deus opera por meio do ser humano. Quer contar com ele como colaborador da sua obra, “pois somos cooperadores de Deus” (1Cor 3,9).
- O que o texto me sugere a viver?
Crer que Deus nos ajudará, mantendo viva nossa esperança. Pois a “esperança em Deus não decepciona” (Rm 5,5).
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil