
“Quem é o maior no Reino dos Céus?”
12 de agosto de 2025
: “Senhor, quantas vezes devo perdoar?”
14 de agosto de 2025
13 de agosto, 4ª feira, Memória de Santa Dulce dos pobres
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
 - A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
 - Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
 - Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
 - Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
 
Leia do Evangelho de Mateus 18,15-20
Leitura: O que o texto diz?
Diante da dificuldade da convivência exige-se a correção fraterna. E para que haja correção fraterna, todos os membros de uma comunidade devem ter o coração aberto e disponível ao perdão recíproco. Porém, se, por um lado, são indispensáveis a capacidade e a coragem de corrigir amorosamente a quem errou, deve haver, por outro lado, a necessária humildade de aceitar ser corrigido. A comunidade tem a autoridade e a responsabilidade confiadas pelo Senhor. Correção requer justiça, honestidade, humildade e perdão. O perdão é a melhor, a maior e a grande solução! Perdoemo-nos uns aos outros, para que nossa oração não seja hipócrita.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho de hoje trata da missão dentro da comunidade, missão de lidar com os pecados da comunidade e com os nossos próprios pecados. Ele mostra como proceder quando ocorre na comunidade algum desentendimento. É comum quando há alguma desavença ou desentendimento na comunidade, discutir, se afastar dela. Às vezes, as pessoas não agem por maldade, mas por ignorância e fraqueza, e a falta de diálogo faz com que as coisas piorem. É por isso que o evangelho propõe o diálogo. Quando há diálogo, é possível resolver a maioria dos problemas que surgem, também na vida pessoal.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de perdoar sempre. Peça também ao Senhor sabedoria e força para agir com fraternidade e amor, a fim de buscar sempre a concórdia, a fraternidade, gerando uma convivência edificante e pacífica.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você dialoga com irmãos que lhe fizeram mal para superar a desavença? Você perdoa sempre não guardando rancor no coração? Você utiliza as orientações do evangelho para a reconciliação com os irmãos (as)?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrige-o, só tu e ele! Se ele te ouvir, ganhaste teu irmão”. Busque o diálogo e seja capaz de perdoar, recomeçando um relacionamento saudável e fraterno.



