“Quantos pães tendes?”
10 de fevereiro de 2024“Por que esta gente pede um sinal?”
12 de fevereiro de 202411 de fevereiro, 6º domingo do Tempo Comum.
Oração inicial, invocando a luz do Espírito Santo.
Abrir o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abrir bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mc 1,40-45.
Um leproso chegou perto de Jesus. Temos aqui um ato inusitado. Como alguém que não podia chegar perto de ninguém, chega perto de Jesus? Ele chegou perto de Jesus porque Jesus permitiu que ele chegasse. Jesus não teve PRECONCEITO com o leproso. Se Jesus tivesse agido como pedia a Lei, teria mantido distância dele e não teria possibilitado a cura. O fato de Jesus permitir que o leproso se aproximasse abriu uma brecha para que o preconceito fosse rompido. Ele possibilitou com esse gesto inovador e libertador que o leproso fosse visto como alguém digno de acolhida. O gesto do leproso mostra seu desespero. Ele pede de joelhos que Jesus o cure.
Meditação: O que o texto diz a mim?
O leproso enxerga em Jesus alguém capaz de curá-lo. Ele confia. Há aqui dois elementos fundamentais para a inclusão e a cura: o desejo do leproso de ser curado e o desejo de Jesus de acolher e curar o leproso. Assim, abre-se o caminho para a cura. Jesus se revolta com uma sociedade ignorante e preconceituosa, que exclui, em vez de incluir, que mata em vez de defender a vida. Jesus veio para restaurar a vida, mas encontrou vidas sendo eliminadas por pura ignorância. Desse modo, Jesus prontamente estende a mão, toca-o e manifesta o desejo de que seja curado. Aquele de que ninguém se aproximava foi, então, tocado, acolhido, amado. Não há remédio mais eficaz do que o amor, o carinho, ou seja, sentir que alguém se preocupa. Não há nada mais gratificante do que ter alguém que se aproxime de nós com amor, quando estamos sofrendo. Qualquer exclusão desaparece quando há amor, quando não há preconceito.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor por ter enviado seu Filho amado que cura e liberta a todos com ternura e compaixão. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de não ser jamais preconceituosa(o) acolhendo a todos com devido respeito e compaixão a exemplo do Senhor Jesus, nosso Libertador.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos. Você acolhe bem as pessoas, sobretudo os mais sofredores, com amor e respeito como Jesus? Você tem preconceitos para com os irmãos e irmãs? Você é solidária (o) com os enfermos e necessitados.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
“… Se queres, podes purificar-me! Movido de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Eu quero, fica purificado”. Jesus, em sua infinita compaixão, acolhe a todos com ternura, libertando e curando. Assim também nós seus seguidores, precisamos ir transformando nossa vida em compaixão.
Equipe do Lectionautas