“Todos estão te procurando”
10 de janeiro de 2024“Nunca vimos uma coisa assim”
12 de janeiro de 202411 de janeiro, 5ª feira, 1ª Semana do Tempo Comum.
Aquiete seu coração. Procure um lugar confortável, faça silêncio. Respire profundamente.
Inicie pedindo ao Espírito que abra teu coração para a Escuta do que Deus hoje quer te dizer.
Leia o evangelho de Mc 1,40-45
Leitura: o que o texto diz?
Eram considerados como leprosos quaisquer pessoas com problema de saúde na pele, não se restringindo somente à hanseníase. Quando alguém era diagnosticado assim, permanecia fora da cidade até sua recuperação estar completa. Quem tocasse nele automaticamente estava obrigado a cumprir as mesmas restrições, pois estava impuro. Jesus, no evangelho de hoje, toca em um leproso! Sinta o toque de Jesus sobre tudo o que pode estar te afligindo neste momento.
Meditação: o que o texto me diz?
A pergunta do leproso é desconcertante, pois impele Jesus a uma resposta rápida. Surpreendentemente, ela vem! Jesus toca no rapaz, pois ele o quer encher de vida. A ponto de o rapaz poder entrar na cidade e contar as maravilhas de Deus, enquanto Jesus ocupa o lugar deixado pelo ex-leproso fora da cidade e Ele não pode mais entrar na cidade! Este é o Deus que vem ao nosso encontro: quer nos curar e assume sobre si o que nos impede de ter vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Semelhante ao leproso apresente suas feridas e as do nosso povo ao Senhor. Peça que ele as cure.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O que Jesus deseja? O que ele é capaz de fazer em nossa vida? Tens apresentado a Jesus as suas dificuldades? Tens permitido que ele toque em teu coração?
Acolhe os sentimentos, as moções internas que o evangelho te provoca hoje.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Hoje o Evangelho nos ajuda a compreender até onde o querer de Jesus é capaz de ir em favor do ser humano. Como cristãos podemos ser sinais proféticos na sociedade, apresentar a Jesus as feridas do nosso povo, mas também procurar desenvolver políticas públicas, ações sociais na comunidade que ajudem a curar as feridas.
Equipe do Lectionautas