“Vamos a outros lugares…”
15 de janeiro de 2025“Nunca vimos uma coisa assim”
17 de janeiro de 202516 de janeiro, 5ª feira, 1ª Semana do Tempo Comum
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 1,40-45
Leitura: o que o texto diz?
Hoje a liturgia apresenta um leproso que pede a cura para Jesus. Essas curas têm como finalidade apresentar quem é Jesus, ou seja, é aquele que está junto das pessoas marginalizadas, excluídas, mais vulneráveis da nossa sociedade, e ao mesmo tempo denuncia toda exclusão e injustiça.
Meditação: o que o texto me diz?
O leproso reconhece que o poder da cura, não somente da doença, mas, sobretudo, da marginalização da sociedade, só poder vir de Jesus Cristo. Jesus por sua vez acolhe essa pessoa o restaurando a vida. A ordem de não contar nada a ninguém, tem como objetivo não considerar Jesus um mágico, um curandeiro, mas reconhecer que Jesus é a revelação do amor do Pai, que deseja vida digna para todas as pessoas, de forma especial para as mais vulneráveis.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças a Cristo Jesus por seu amor, pela sua compaixão e solidariedade. Peça a Jesus que também cure nossas feridas e a feridas da humanidade. Que a meditação dessa Palavra nos impulsione a sermos testemunhas proféticas em nossa família, no trabalho, na sociedade.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
“Se queres, tem o poder de me curar”, esse é o clamor de todos nós, que levamos até Jesus, as feridas de nossa sociedade, o sofrimento de nosso povo, e as nossas feridas pessoais, da nossa família e comunidade para serem curadas. O evangelho apresenta uma categoria de pessoas marginalizadas, mas na nossa sociedade encontramos outras. Quem são essas pessoas? Quem as marginalizou? Como Jesus, tens compaixão e se solidariza com o sofrimento dessas pessoas? O que podes fazer para eliminar todo o tipo de discriminação e marginalização? Já viveu alguma situação de marginalização? Quais são suas principais feridas?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Procure ser apoio, ser acolhedor para com todos os que vivem nas periferias existenciais e sociais e carregam enormes feridas.
Equipe Lectionautas