A vossa tristeza se transformará em alegria…
19 de maio de 2023Ascensão do Senhor
21 de maio de 202320 de maio – Sábado, 6ª semana da Páscoa
Evangelho: João 16,23b-28
Leitura: O que o texto diz
Hoje somos agraciados com uma palavra de amor e confiança: “Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa”. O Senhor deseja a nossa alegria, Ele quer a nossa felicidade. E nos garante que aquilo que pedimos em nome de Deus, será atendido. É uma ocasião propícia para que aprofundemos a nossa fé e a nossa confiança em Deus. Ele sempre faz o melhor para que possamos ser felizes. Mas nem sempre a felicidade estar em possuir bens, riquezas, privilégios. A felicidade está em uma vida com sentido diante de Deus e dos irmãos.
Meditação: O que o texto me diz
No Evangelho Jesus deixa transparecer que vai enfrentar a paixão e a morte. No entanto, sua palavra é de ânimo e de confiança para os seus discípulos. A morte não será o fim, o que garante a Jesus essa certeza é sua confiança no Pai que não nos abandona, pois Ele nos ama. Ele ama aqueles e aquelas que acreditam e amam o seu Filho. Perseverar no amor a Jesus, ser fiel ao seu seguimento é também acolher o amor generoso e gratuito de Deus. O Pai nos ama como ama o Seu Filho, por isso podemos pedir com confiança e contar que seremos atendidos. Nem sempre seremos atendidos em nossas vontades, mas seremos atendidos naquilo que está em sintonia com o projeto de vida, justiça e fraternidade que Deus tem para toda a humanidade.
Oração: O que o texto me faz dizer
Busque, no silêncio, compreender o mistério do amor do Senhor que lhe garante que Deus atende aos seus pedidos. Ouça o Senhor repetindo a você: Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Ao refletir esse texto, me vem ao coração a vontade de pedir ao Pai em nome de seu Filho Jesus, que Ele possa derramar em nosso coração sua misericórdia, fazer com que possamos retornar ao primeiro amor e conduzidos pelo Espírito Santo redescobrirmos a presença do Ressuscitado junto de nós. Quando Jesus nos ensina a pedir em seu nome, ele nos dá responsabilidades de discípulos que não pode ficar de braços cruzados, mas precisamos com “corações ardentes e pés a caminho” estarmos prontos para ajudar nosso irmão que tem sede da Palavra de pão.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
O Senhor é muito verdadeiro com seus discípulos, Jesus mostra a eles que terão lutas e perseguições. Ao confrontá-los com essa realidade, ele está dizendo também a cada um de nós hoje, que para sermos fiéis ao seu Evangelho é necessário nos mantermos firmes em nossa escolha de segui-lo, que sua Palavra é eterna e é legitimada pelo Pai. Jesus nos alerta que seu ensinamento não pode estagnar em nós, por isso precisamos abrir as portas e janelas para acolhermos uns aos outros, “pois o próprio Pai ama vocês”, e o Espírito Santo nos capacitará.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2