“Aquele que me enviou está comigo”.
31 de março de 2020“Se alguém guardar minha palavra, jamais morrerá”
2 de abril de 2020Dia 01/04 – quarta-feira
“Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres
O QUE O TEXTO DIZ?
Leia atentamente Jo 8, 31-42
No texto bíblico, Jesus fala da liberdade. Permanecer com Jesus é ser verdadeiramente seu discípulo, conhecer a verdade e ser libertado. Jesus exorta para a atitude que o discípulo deve tomar: não a atitude de escravo, que se entrega ao pecado, mas a atitude de filho, que permanece no Senhor. Aquele que se reconhece como filho de Deus permanece n’Ele e cumpre sua vontade.
O QUE O TEXTO ME DIZ?
Contemplo as palavras de Jesus e me coloco como um de seus discípulos que ouve atentamente o que ele diz. Que atitude tenho tomado diante do Senhor? De filho ou de escravo? Tenho permanecido na Palavra do mestre cumprindo seus ensinamentos ou tenho me deixado levar pelo pecado? De forma sincera olho para mim e me indago? O que tem me impedido de permanecer no Senhor e cumprir sua Palavra? O que tem roubado minha liberdade de discípulo? Minhas atitudes demonstram que sou Filho de Deus?
O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
Até agora, como tenho me sentido na oração? O que desejo dizer a Deus? O que brota em meu coração? Desejo pedir perdão, agradecer? Tenho agora uma conversa amorosa e confiante com o Senhor.
O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
Nesse momento deixo-me inundar pela graça de Deus. Sinto-me como um filho amado e escuto os ensinamentos do meu Pai. Contemplo como ele é bom e amável.
O QUE O TEXTO ME FAZ AGIR
Tendo estado esse momento com o Senhor, agora me comprometo com ele. Desejo ser seu filho. Quero ser-lhe obediente. Que atitudes de filho vou tomar daqui para a frente? O que fazer para ter mais liberdade diante das coisas que me escravizam?
Pe. Akino Palhano Vasconcelos*
*Pároco in solidum da paróquia São Pedro, em Parambú, Diocese de Crateús-CE, Brasil.