“Quem é o maior no Reino dos Céus?”
9 de agosto de 2022Perdoar sempre…
11 de agosto de 202210 de agosto, quarta-feira, São Lourenço (Diácono e Mártir)
Evangelho de João 12, 24-26
Leitura: O que o Texto diz?
“quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna”. Jesus conta a parábola do grão de trigo na terra, se ele não morre será sempre um grão de trigo, mas se morre produzirá muito fruto. Apegar-se a própria vida será causa de perda.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“se morre, então produz muito fruto”. O texto direciona nosso olhar para Cristo, é Ele que não faz reservas de si. A entrega total ao reino é fazer da própria vida um dom, uma oblação. Aquele que está fechado em si mesmo, fazendo reservas de sua vida será incapaz de produzir abundantes frutos.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. A entrega total de si ao reino é a maior honra que se pode prestar ao Pai. Que a nossa oração nos leve a contemplação da vontade de Deus, só pode servir ao reino de Cristo aquele que entende no que consiste a verdadeira honra.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo”. Seguir a Cristo é abraçar a cruz, só é possível ser discípulo e segui-lo trilhando o caminho de seus passos. Que possamos experimentar a alegria de ser servo e estar com Cristo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“ele continua só um grão de trigo”. Viver esse evangelho, é entender que no nosso dia a dia precisamos buscar sempre ser mais. Os primeiros mártires compreenderam que, a oferta total de si mesmos, seria semente lançada na terra, donde surgiram frutos em abundância. Ser só um grão de trigo, consiste em não dar testemunho legítimo da fé, nem ter a coragem de se lançar polo reino.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG