“Dai-lhes vós mesmos de comer”
1 de agosto de 2022“Os cachorrinhos também comem as migalhas…”
3 de agosto de 202218ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Terça-feira – 02/08/22
Mt 14,22 – 36 – “Se Jesus está no barco, nada poderemos temer”
- Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho inicia com Jesus mandando os discípulos entrarem no barco e seguirem a sua frente para o outro lado do mar, enquanto Ele despedia a multidão, que estava saciada pelos pães e peixes. Jesus, sozinho, subiu ao monte para orar e a noite chegou. Durante a travessia do mar, as ondas estavam agitadas e o vento era forte e na madrugada, Jesus foi até o barco, andando sobre as águas e os discípulos ficaram apavorados, achando que era um fantasma. Jesus disse que era Ele e Pedro pede então que se fosse realmente Jesus, que ele Pedro, pudesse ir ao seu encontro. Jesus o chama, ele vai e pela falta de fé, começou a afundar. Assim que Jesus e Pedro chegaram à barca, o mar se acalmou e os discípulos se prostaram diante Dele, dizendo, “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus”. Após a travessia, Jesus curou muitas pessoas.
- Meditação: O que o texto me diz?
Nos faz refletir muito sobre como é estar no barco com Jesus. O mar nos apresenta a vida com tantas situações difíceis, onde o agito das ondas e o vento forte nos deixam inquietos e inseguros. Jesus, nos adverte, dizendo que é preciso manter a fé, diante de todas as situações, afinal Ele está no barco. Entrar no barco com Ele significa assumir a sua causa, assumir sua missão e principalmente não se deixar abater pelas dificuldades. Jesus andando sobre as águas nos revela que nada, nenhum problema é grande o suficiente, pois Ele está acima de qualquer situação. Quando duvidamos, como Pedro, podemos afundar no “mar da vida” e perdemos a oportunidade de estar com Jesus na barca. E aqueles que acreditam são curados, nos diz o final do Evangelho.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Parece fácil neste momento pedir, afinal o pedido seria “fica conosco no barco, Senhor!”, mas temos permitido a presença Dele no barco? Talvez Jesus esteve andando sobre o mar de nossas vidas, mas nós o estamos vendo, como um fantasma, não o reconhecendo ou não permitindo que esteja em nosso barco. Que tal esta oração: “Senhor, que conheces bem as nossas vidas, esteja sempre conosco no barco, pois tua presença nos encoraja e nos fortalece e por mais que o mar se agite, a tua presença é a é a certeza da nossa segurança. Que não nos falte a fé e a coragem!”
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz analisar onde está Jesus em nossa vida? Andando sobre o mar ou na proa do barco, conduzindo nossas vidas? Vê-Lo como fantasma é não entender sua proposta, é ter medo do que Ele representa. Nas dificuldades vamos ao encontro Dele, confiando? É justamente encontrar com Ele nas dificuldades, que nos fortalece, nos recoloca no barco (que dá segurança) e nos conduz firmes na missão. Precisamos entender que JESUS é o porto seguro e que com Ele na proa não existe situação que não podemos superar. Mas a escolha será sempre nossa.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Como é bom ter a certeza que Jesus caminha ao nosso encontro e que Ele nos chama a superar as dificuldades, tendo a certeza de que Ele está acima de toda e qualquer situação. Precisamos, sempre, rever nossas atitudes e deixar que Ele guie o barco. Precisamos confiar mais em Deus, pois nossa fé nos levará onde nossos medos jamais nos levarão. Nossa fé nos dá a coragem que afasta os fantasmas. Se Jesus está no barco, nada poderemos temer.