“… fui eu que vos escolhi”
12 de maio de 2023Quem acolheu os meus mandamentos e os observa,esse me ama.
14 de maio de 202313/05/2022 – sábado da 5ª semana da Páscoa –
” Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”
Peçamos a luz do Santo Espírito, para compreender a mensagem da Palavra e discernimento para vivê-la.
refrão: “Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça. Deus nos conduz”
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,18-21
Leitura – O que diz o texto?
Leia o texto contemple cada versículo com os olhos e coração, entre gradativamente na cena. Jesus continua sua conversa com os discípulos. Inicia falando que o sentimento que o mundo tem com seus discípulos, Ele mesmo o experimentou antes. “O servo não é maior do que o seu Senhor”, então os discípulos experimentarão também as resistências sofridas por Jesus. Cada um de seus seguidores não se rende aos apelos contrários à sua mensagem, pelo contrário se mantem fiéis: “Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”.
Meditação – O que o texto me diz?
O discurso de despedida de Jesus, assume um tom mais profundo da missão dos seguidores, dos escolhidos de Jesus. A recusa do “mundo”, ou seja dos que rejeitam a mensagem do Evangelho, lançam aos discípulos o mesmo sentimento adverso, de recursa dirigido a Jesus. Afinal, se o Mestre sofreu rejeição, quem o segue também sofrerá. Tem consciência dessa opção? Confia na presença firme, amorosa e fiel de Jesus, em sua vida, em todos os momentos?
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Silencie. Apresente ao Senhor o que brotou em seu coração as dúvidas, dificuldades… Agradeça a sua companhia e peça discernimento e luz para enfrentar os desafios da caminhada, com confiança em sua força e presença sempre. Que Ele te ajude a ser instrumento de paz, justiça, amor… mesmo em meio às dificuldades. Peça ao Espírito: “Vivei em mim, ó Espírito Santo, para que seja livre o meu pensar. Conduzi-me, ó Espírito Santo, para que seja misericordioso o meu agir. Atrai-me, ó Espírito Santo, para que eu ame tudo, sem medidas; Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda e proteja a vida; Envolvei-me ó Espírito Santo para que jamais eu me perca de ti.” (Santo Agostinho)
Contemplação – O que o texto faz em mim?
Olhamos para o mundo e percebemos os sinais de morte, contrários ao projeto de Jesus: dominação, corrupção, ganância, intolerância, exclusão… Como é sua reação diante das adversidades? Como tem vivenciado o seguimento de Jesus?
Ação – O que eu posso fazer a partir do texto?
A fidelidade à Jesus é a razão da continuidade na luta para testemunhar e reafirmar a fé, a confiança na sua presença de Jesus que afirmou: “Estarei contigo todos os dias”. Se alguns não ouvirão, outros escutarão e acolherão a palavra. Quais atitudes pode exercitar, para fortalecer no mundo ações da amizade, solidariedade, bondade…?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2