11/09 – Bem-aventurados os pobres, porque deles é o Reino de Deus – Lc 6, 20-26
11 de setembro de 2013Tira primeiro a trave do teu olho…
13 de setembro de 2013Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.’
Essas palavras me pareciam distantes. Parece coisa de alguém que possui inimigos. Que eu saiba, não tenho nenhum. Mas por meio dessas palavras, que em princípio pareciam distantes, Deus me disse muito. Porque às vezes a vida parece que está contra nós! Parece que é a nossa maior inimiga. As coisas parecem dar sempre errado… E Deus me dizia: “se te tomam o manto, entrega também a túnica!” Mas entrega de cabeça erguida! No final das contas, sempre temos uma escolha. “Escolhe pois a vida!” (Dt. 30,19)
Há momentos em que é preciso aceitar as circunstâncias e tentar vivê-las da melhor forma possível. E se conseguimos fazer isso nas horas ruins, fica mais difícil de nos sabotar nas horas boas! Se está tudo bem, se a vida nos sorri, vamos aproveitar! O que estamos fazendo com os presentes que vida nos dá? O que temos feito com a graça que é derramada sobre nossas vidas todos os dias? Temos desfrutado?
Jesus me fazia lembrar o que ele disse para Marta (Lc 10, 38-42). “Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.” Quando a gente escolhe a melhor parte da vida, ela não nos é tirada! NINGUÉM pode nos tirar o melhor da vida, senão nós mesmos!
Outro dia tive um problema no trabalho. Alguém foi grosseiro comigo. Uma colega recomendou: “ Não deixe que isso estrague seu fim de semana” E eu respondi:: “Não se preocupe. O outro não tem esse poder. Só EU posso estragar o meu dia.” Se escolhemos a melhor parte, em tudo, ela não nos será tirada!
Pollyanna Vieira, Bacharel em Estatística – Família Missionária Verbum Dei – FamVD