
Ó geração sem fé!
24 de fevereiro de 2025
Quem não é contra nós é a nosso favor
26 de fevereiro de 2025
25 de fevereiro, 3ª feira, 7ª semana do Tempo Comum.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 9,30-37
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje apresenta Jesus ensinando a seus discípulos enquanto caminham, atravessando a Galileia, lugar onde desenvolveu sua atividade missionária. Ele está indo a caminho de Jerusalém onde o aguarda a Cruz. Jesus tenta uma vez mais instruir seus discípulos, lembrando que caminhar com Ele tem consequências.
Meditação: o que o texto me diz?
Os discípulos continuam sem entender o anúncio que Jesus faz de sua morte e ressurreição, mas o medo lhes impede de perguntar ao seu Mestre. A discussão dos discípulos no caminho, sobre quem deles era o maior, manifesta que nada tinham compreendido das palavras de Jesus. Na relação entre eles continuam na busca do domínio e do poder. A novidade de Jesus e de sua comunidade está justamente em servir em primeiro lugar. Jesus é o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno: até dar sua própria vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor força e coragem para aceitar o seu caminho. Peça também que te ajude a colaborar para que o mundo não tenha mais fome e miséria.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Imagine-se na cena deste evangelho. O que ele provoca em você? Está disposto a amar e servir como Jesus até as últimas conseqüências?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
-“Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” nos diz Jesus. A ambição faz parte da nossa constituição e não foi diferente para alguns dos apóstolos. A ambição que Jesus quer para nós é ser mais como ele, servir e sofrer pelos outros como ele serviu e sofreu.
Equipe Lectionautas