
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
7 de agosto de 2025
08 de agosto, 6ª feira, Memória de São Domingos.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 16,24-28
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho desse dia é vocacional. Vocacional porque fala do chamado de Jesus. Ele chama a cada um de nós e estabelece os critérios, as condições para o seguimento: renúncia, despojamento, compromisso, mudança de vida, de conduta etc. Para segui-lo livremente, é preciso renunciar a nós mesmos. É a primeira condição e a maior de todas as renúncias, porque derivam todas as demais. Renunciar a si mesmo é um processo de esvaziamento. Esvaziar-se das superficialidades, egoísmo, individualismo, das maldades, do orgulho, da arrogância, da inveja, dos medos, enfim, de tudo aquilo que possa impedir de seguir a Jesus livremente.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho de hoje nos faz um apelo a configurarmos nossa vida de acordo com seus mandamentos, seus ensinamentos, com a promessa de que, agindo assim, nos encontraremos com Jesus, reconheceremos a ação de Deus em nossa vida. É o prêmio dos fiéis, dos perseverantes, dos que, por amor, não tiveram medo de assumir suas cruzes e a dos irmãos. É preciso que saiamos de nosso individualismo, comodismo e assumamos nossas cruzes para transformá-las em vitórias e alegrias. O mundo sonhado por Deus é possível desde que respondamos com zelo ao chamado de Jesus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, a coragem de vencer a si mesma(o), superando todo egoísmo que impede de seguir Jesus com fidelidade, despojamento, vencendo a cruz de cada dia, no serviço ao Senhor e ao seu Reinado de amor e justiça.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você busca atender ao chamado de Jesus, superando tudo aquilo que impede segui-lo? Você tem consciência do que fazer para ser fiel em Cristo Jesus? Você consegue renunciar a si mesma(o) para seguir o Senhor na grande vocação de vencer todo individualismo, egoísmo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“…Se alguém quer vir após a mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me…” Faz-se necessário que caminhemos despojados de todo egoísmo, individualismo para que deveras sigamos Jesus, assumindo e vencendo a cruz de cada dia.
Equipe Lectionautas