Mulher, grande é a tua fé
9 de agosto de 2023O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
11 de agosto de 202309.08.23 – Quinta feira: São Lourenço, diácono e mártir, Festa.
Jo 12,24-26: Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Leitura: o que o texto diz?
A bela imagem da semente que morre para gerar frutos é utilizada por Jesus para ilustrar a dinâmica da sua ressurreição que é fecunda e reúne judeus e gentios. Jesus ensina que a nossa vida deve ser empregada não para nós mesmos, mas para gerar vida. Por isso seu seguimento é exigente, mas quem o segue, como a exemplo de São Lourenço, tem a sua recompensa junto ao Pai do céu.
Meditação: o que o texto me diz?
O que significa para mim seguir Jesus? Esse evangelho mostra que para quem quer seguir Jesus de perto, é necessário também imitá-lo conforme os passos de sua vida terrena. Essa imitação deve acontecer principalmente através do amor fecundo pelos irmãos, capaz de esvaziar a si mesmo ao ponto de doar a própria vida. O discípulo que segue Jesus de perto, através da sua morte e ressurreição, é capaz de realmente contribuir para a construção do Reino de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
“Se alguém quiser me servir, siga-me”. Com essa orientação de Jesus, possamos fazer nossa oração um profundo pedido de força na caminhada, pedido de que ele renove em nós a vontade de sermos discípulos e missionários. Possamos confiar a nossa vida a ele, nossos sonhos, nossos projetos, e que possamos nos desapegar para o bem do Reino, confiando que no Senhor é que seremos completos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus nos chama. Ele pede de nós seguimento incondicional. Que nós possamos, no silêncio contemplativo, perceber sua voz suave a nos chamar e nos apresentar a realidade do seu seguimento. Não é um caminho sem dores, mas que conduz à glória do Pai e à felicidade verdadeira, que só podemos encontrar junto a ele.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Como podemos avaliar o nosso seguimento de Jesus, pode em perspectiva nossa capacidade de imitar a sua doação incondicional? É possível que encontremos partes da nossa vida cristã que possamos melhorar. Através da vivência da palavra, podemos encontrar a forma real de viver nesse mundo de acordo com os ensinamentos de Cristo.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.