Nas travessias da vida, não tenhais medo.
9 de agosto de 2020“Os maiores do Reino são aqueles que se fazem menores entre os irmãos”
11 de agosto de 202019ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Jo 12, 24-26
“Se alguém me quer seguir, siga-me”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo e com Deus.
Refrão meditativo: Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O evangelista João coloca essa narrativa próxima à festa da páscoa, quando a multidão, sabendo que Jesus vinha para Jerusalém, vieram para encontra-lo. A pedido de algumas pessoas, Felipe leva-as até Jesus. Conversando com elas, Jesus fala que é chegada a hora em que o Filho do homem será glorificado. E conta-lhes essa parábola.
Faça uma leitura atenta ao que Jesus está dizendo. Ele chama a atenção para uma verdade. Diz: “se o grão de trigo lançado à terra não morrer, não dará fruto. Mas se morrer produzirá muito fruto. Quem ama sua vida a perde e quem odeia sua vida neste mundo a guardará para a vida eterna. Se alguém quer servir-me, siga-me. Onde eu estiver, também ele estará. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.”
Jesus fala do grão lançado à terra, quando morre, produz muitos frutos. Quando se fala em “semente”, ela nos reporta para a Palavra de Deus, quando se fala em “terra” nos reporta para coração, para o reino. Semear a palavra de Deus e faze-la germinar e dar bons frutos.
A segunda frase dita aos pagãos que queriam vê-lo, Jesus já dissera aos seus discípulos em Mt 16,24-25, referindo a uma das exigências para segui-lo e manterem firme na fé, após sua morte.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O que esta palavra ou frase, que me chamou atenção, diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. É um texto construído por frases. Qual delas te chama mais a atenção. Medite sobre ela. O que Deus está querendo dizer para você? Quando Lemos o Evangelho, as palavras de Jesus são sempre carregadas de significado para nossa vida. Coloque-se na escuta e sinta Jesus falando para você. Mergulhando nessas palavras, posso entender o chamado de Jesus para nele crer e segui-lo? Como?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Diz o Papa Francisco que “a oração nasce no segredo de nós mesmos, naquele lugar interior que muitas vezes os autores espirituais costumam chamar de “coração”. Assim, depois do texto lido e meditado, o que ele me leva a dizer a Deus? Fale sobre sua fé, suas dúvidas, anseios, desejos. Louve-o e agradeça pelas coisas boas que recebe.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Respire calmamente, silencie todo o seu ser. Imagine-se no lugar de um daqueles personagens que ouvia Jesus. Sinta suas palavras. Traga o texto para sua realidade, olhe ao seu redor. Quantos estão junto de você ouvindo essa palavra. Deixe-a cair em seu coração.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, a que sou motivada a fazer: Como concretizar o meu agir?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.