Eu sou a videira e vós os ramos!
28 de abril de 2024Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou!
30 de abril de 202429 de abril, 2ª feira, Memória de Santa Catarina de Sena
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire profundamente, deixe o ar novo entrar… Acalme seus pensamentos.
Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que aqueça seu coração e te leve a viver o evangelho.
Deixe o coração aberto para acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 14, versículos de 21 a 26.
Leitura: O que o texto diz?
Na narrativa do Evangelho de hoje, o evangelista João nos chama atenção para o valor dos mandamentos em nossas vidas. Jesus disse que se cumprirmos seus mandamentos demonstraremos o nosso amor por ele. E qual é o mandamento que Jesus disse? “Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros”.
Meditação: O que o texto me diz?
Através do ato de amor ao próximo, o cristão torna concreto o seu amor a Cristo. Nesse sentido, o amor precisa ser demonstrado, visível ao outro, um amor que expande de dentro para fora, sai do coração para as realizações de ações concretas. O amor de Deus precede e está na origem de todas as coisas; está na origem da encarnação do Filho Único de Deus que aceitou viver esse amor até o fim. Aceitou viver a paixão e a morte numa cruz. Essa força do amor de Deus repercute a vida do cristão. O amor é um modo de viver. Amar Jesus é acolher e viver sua palavra.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a possibilidade de realizar boas ações que demonstre o verdadeiro amor recebido de Deus e repassado ao outro.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Na dinâmica do amor, a pessoa amplia seu raio de relacionamentos: É amado por Jesus e pelo Pai, que nela vem fazer morada. Se não ama a Jesus, não ama sua palavra e ocorre o fechamento do ser humano ao Deus revelado em Jesus Cristo. Com esse fechamento, o mundo não é capaz de reconhecer a manifestação de Deus. O Espírito Santo, enviado pelo Pai, fará da Igreja e de cada fiel “Templos do Espírito” e os ajudará a cumprir todas as coisas que Jesus ensinou.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Procurar viver a alegria, pois o Espírito Santo, enviado pelo Pai, nos ajudará a compreender o sentido de todas as coisas e cumprir a missão a nós confiada.
Equipe do Lectionautas