Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
21 de maio de 2022“…que a vossa fé não seja abalada”.
23 de maio de 202222 de maio – 6º Domingo do Tempo Pascal.
João 14,23-29
SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA,
Peçamos ao Santo Espírito que nos ilumine, para compreender a mensagem da Palavra
Refrão meditativo:
Palavra de Salvação, somente Deus tem pra dar. /Por isso meu coração, se abre para escutar.
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus, uma vez mais, orienta os discípulos que apenas quem ama, é capaz de compreender seu ensinamento. Quem se move pelo amor, guarda os mandamentos, que é o projeto humanizador do Pai. Ele promete enviar o Defensor, o Espírito Santo que os recordará e os fará compreender tudo o que viveram e foi ensinado. Como dom precioso, Jesus deixa a Sua paz, a mesma que Ele experimentou, que é consequência da sua intimidade com o Pai e, que será fruto do coração de quem acolher, no coração, o Espírito Santo.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Ao retomar o texto, somos convidados a nos deixar provocar por pelo menos 3 reflexões:
1. Procuro escutar e acolher fielmente a sua Palavra no coração e consequentemente, colocar em prática o amor de Deus, vivido por Jesus, que humaniza e promove a justiça para todos?
2. Deixo o Espírito Divino me guiar para compreender melhor a Palavra e Nele me fortalecer, assumir um estilo de vida, conforme Jesus ensinou?
3. A paz de Jesus, que promove uma vivência humanizadora é a que contagio as pessoas que encontro pelo caminho, em contraposição à polarizações, divisões…, tão presentes em nosso cotidiano?
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A leitura de hoje nos lembra: não estamos só. Caminhamos na companhia do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Nos coloquemos diante da presença divina que em tudo nos acolhe, agradeçamos pela Palavra que nos orienta. Peçamos a coragem para sermos sempre fiéis a Jesus, ao seu Evangelho e nos capacite ser, por onde formos, portadores da paz que a humanidade anseia.
4) Contemplação:
O que o texto faz em mim?
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Em silêncio, deixemos que esse belo versículo penetre em nosso ser, experimentemos sua profundidade: Deus habita no ser humano. Façamos memória, com gratidão, da presença amorosa de Deus que acompanha a nossa história.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Procuremos colocar em prática as orientações de Jesus: amar, compreender e praticar a Palavra, acolher a presença do Espírito Santo. Assim, no cotidiano, nos deixemos contagiar pela prática do amor promove a paz, que humaniza o nosso mundo, realizando assim o sonho de Deus.
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequética pela PUC-MG é membro da Comissão bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB.