Passos de liberdade (João 8, 31-42)
5 de abril de 2017“O Pai vive em mim e eu vivo no Pai”
7 de abril de 2017Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca jamais verá a morte. Disseram-lhe os judeus: Agora, estamos certos de que estás possesso de demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca jamais provará a morte. Porventura, és tu maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram. Quem pretendes tu ser? Respondeu Jesus: Se eu me glorificar, a minha glória não é nada. Quem me glorifica é meu Pai, aquele que vós dizeis ser vosso Deus; entretanto, vós não o tendes conhecido, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei, como vós, mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão alegrou-se de ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste a Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse feito, Eu Sou. Então, pegaram em pedras, para lhe atirar, mas ele encobriu-se e saiu do templo.
Abraão se alegrou com a promessa feita por Deus de que o futuro messias iria sair da sua descendência.
O convite da oração de hoje é contemplar a história do povo de Deus, a nossa história… A ignorância do povo judeu de olhos e coração fechados colocou em risco a vida de Jesus. Às vezes esquecemos a história que Deus faz em nossas vidas. Contemple sua história, seus antepassados, e verá a mão do senhor te conduzindo… Quero aqui agradecer, por nosso Pai Abrão, pelos santos profetas, pelos meus antepassados, meus bis avôs, meus avôs, meu pai, minha mãe, meus tios, etc. Eu, nós, somos a síntese do que foram, e os nossos filhos serão a síntese do que somos…
Jesus é a síntese da criação, ele é o protótipo, o modelo por excelência para dar forma ao mundo, a humanidade, querida por Deus… Somos corresponsáveis pela criação, enquanto criaturas as nossas ações precisam encontrar lastro na nossa história, mesmo porque toda ação traz uma consequência, Ou seja, podemos gerar uma sequencia de coisas boas ou ruins em nossas vidas e na vida dos outros. Por isso sempre devemos nos questionar, a que ou a quem eu escuto nos momentos mais decisivos da minha vida? Jesus disse: “se alguém guardar a minha palavra, nunca jamais verá a morte.” Em outra tradução ele diz: “Eu garanto a vocês: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.” O que é guardar a palavra? Conhecer, experimentar, ter cuidado atenção, saber que é importante, arranjar lugar, dar espaço e sobre tudo sempre que precisar saber onde está, penso que esse é o segredo da vida, e isso eu aprendi com o verbum Dei. A palavra é a luz da vida.
E o nosso Papa Emérito Bento XVI nos adverte: “Quantas vezes os homens tentaram construir o mundo sozinhos, sem o controle de Deus! O resultado foi marcado pela tragédia das ideologias que, por fim, se revelaram contra o homem e sua profunda dignidade. Ser persistente e paciente significa aprender a construir a história junto a Deus, porque somente edificando sobre Ele e com Ele a construção está bem fundada, não instrumentalizada com fins ideológicos, mas realmente digna do homem.”
Pai livra-me da tentação da autossuficiência, que eu saiba acolher a palavra em minha vida de tal forma que eu possa proclama-la com as minhas ações; Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém.
Agostinho Augusto – Família Missionaria Verbum Dei – Belo Horizonte MG.