“Coragem…Tua fé te salvou.”
10 de julho de 2023“O Reino dos céus está próximo…”
12 de julho de 202311 de julho, 14ª Semana do Tempo Comum – Memória de São Bento, abade
Evangelho Mt 9,32-38
Leitura: O que o texto diz?
A Palavra que hoje vamos refletir nos convida a perceber duas realidades distintas frente a uma cura realizada por Jesus: a primeira é da multidão que fica admirada e reconhece o poder divino de Jesus; a segunda, é a reação dos fariseus que atribui a ação de Jesus ao espírito maligno. O destaque maior do texto é a missão de Jesus que liberta e cura da falta de comunicação, do fechamento ao diálogo e restitui a vida de quem precisa ser libertado para continuar anunciando o Reino de Deus em um mundo que precisa tanto de amor, de cura e de libertação e esta também foi a missão de São Bento presente até hoje em nossa Igreja.
Meditação: O que o texto me diz?
Percebemos no Evangelho que a missão de Jesus cria alegria e libertação para aqueles que o buscam de coração sincero e desperta nos seus opositores, isto é, nos fariseus que queriam encontrar motivos para o condenar: inveja, rejeição e calúnia, mas não obstante as oposições criadas, Jesus continua a anunciar a libertação da pessoa humana curando um mudo, restituindo assim a sua capacidade de diálogo, de comunicação e de anuncio. Nesta mesma passagem bíblica, Jesus sente compaixão da multidão cansada e abatida como ovelhas sem Pastor. Ele as conhece, sabe a situação do abandono e do cansaço que o povo vive e percebe que são poucos os operários para o muito trabalho a ser feito, por isso nos convoca para rezarmos ao Pai pedindo que envie missionários que se disponham a trabalhar nesta realidade existencial.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te faça missionário a partir do cotidiano da vida nas pequenas coisas e reze ao Pai que envie operários para sua messe. Peça ao Senhor pela força da Palavra que nos cura, nos liberta para assumirmos o nosso compromisso como missionários do Reino frente a tantas necessidades de escuta, de fala profética e de anúncio.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Na Palavra, vimos atitudes diferentes diante da missão realizada por Jesus. O que a missão de Jesus diz para sua vida cristã? Você sente compaixão ao perceber as necessidades atuais das pessoas? Tens rezado para que tenhamos mais missionários e missionárias? Medite sobre isso.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Uma música do Pe. Zezinho diz assim num trecho:
Falta pão porque falta trigo
Falta trigo porque não semeiam
E faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar.
O evangelho de hoje nos lança um compromisso missionário. Faltam semeadores… Procure ver na sua comunidade o que pode fazer para ajudar.
Equipe do Lectionautas.