“Linguagem de Deus”
11 de abril de 2024“Não seja seu próprio Deus”
13 de abril de 202412 de abril, 6ª feira da 2ª Semana da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 6,1-15
Leitura: O que o texto diz
No tão conhecido evangelho de hoje da multiplicação dos pães e dos peixes, mais uma vez coloca os discípulos à prova com o intuito de ensiná-los. É profundo, mas necessitamos dessa compreensão para aceitarmos e discernirmos nossa vida diária, a qual tantas situações inesperadas surgem e colocamos as soluções em nossos méritos. Esquecemos que o Deus da abundância e de todas as causas nos faz companhia o tempo todo. A partilha está inserida no pacote do cristão, não somente a material, mas principalmente, a espiritual que se materializa através da fraternidade e solidariedade. Distribuir amor é o que Jesus veio nos ensinar, e deve ser gratuito.
Meditação: O que o texto me diz
Realizando aprofundamento do texto, você tem colocado suas situações sob às bênçãos do Pai? Agradece pelo que ainda virá, ou esquece até do que já recebeu? Tem pensado em receber amor ou se preocupa em amar?
Oração: O que o texto me faz dizer
Nossa espiritualidade necessita de equilíbrio. Conversar com Deus é uma forma de receber direcionamento para a vida. Abra seu coração e partilhe com Deus suas limitações e necessidades.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Imagine-se você dentre aqueles discípulos os quais acreditavam naquilo que era visível, e de repente, vê a multidão sendo saciada por um fato que parecia inacreditável, a multiplicação e a partilha. O Cristo alimenta e é o nosso alimento completo: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
Ação: O que o texto me faz agir
Alimentado de Cristo, eis o momento de expressar a fé através de atitudes. Atente para as pessoas que estão famintas de matéria, e principalmente, do seu amor. Seja instrumento de amor e reserve um pouco do seu tempo para saciar a fome e a sede de tantos que estão famintos e à sua espera.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.