“Cura pela fé”
20 de março de 2023“Deus vê o coração”
22 de março de 202321-03-2023
Evangelho Jo 5, 1-16
“Sábado também é dia de cura”
Leitura: O que o texto diz?
Mais uma cura de Jesus no evangelho de hoje. Desta vez, nos chama atenção pela falta de iniciativa, acomodação, paralisação. Esperamos tanto tempo para a graça chegar até nós, e esquecemos que, para Deus realizar sua parte, temos que fazer a nossa. E muitas vezes está ao nosso alcance e não enxergamos, apenas vemos, como também, ouvimos, mas não escutamos.
Ficamos deitados na cama aguardando as soluções virem até nós. E além disso, firmes de que, estamos agindo da forma mais correta possível. Há diversas situações que nos deixam paralisados, como o orgulho, os sentimentos de raiva ou tudo que seja negativo. A esperança é o nosso guia. Jesus é a fonte da vida e a plenitude da lei, portanto, qualquer dia é para se fazer o bem. O sábado foi feito para o homem, e não o contrário. Atentemos para não cairmos nas leis inférteis.
Meditação: O que o texto me diz?
Medite sobre o evangelho nesse tempo quaresmal. Perceba em que foi alcançado pela palavra de hoje, o que mais chamou sua atenção. Se sente inflamado pelas leis que só proíbem, e esquece da misericórdia e amor? Você ajudaria alguém muito necessitado dentro das condições proibitivas da lei? Ou o deixaria abandonado, quem sabe até à morte por ter cometido um ato desqualificado dentro do conceito da lei escravista?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Aprofunde sua conversa com Deus, peça discernimento sobre como está sua iniciativa ou falta dela, para com o seu próximo, ou até com você mesmo. Que a luz de Cristo resplandeça em seu coração com uma doce e verdadeira análise de como você tem agido diante à necessidade dos indivíduos. Se não tem sido conforme os ensinamentos do Mestre, clame por sua mudança e dê seu primeiro passo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Acolha as palavras de Deus em seu coração. Deixe criar raízes, para que sejam colhidos os frutos maduros. Não sejas como os fariseus que não testemunham o que dizem. Sinta o amor da fraternidade, solidariedade, que esses frutos sejam colhidos e o veneno da lei infértil, seja arrancado fora.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Cheios de amor de Deus, ardente do fogo do Espírito Santo, surge o desejo de levar esse ardor aos que estão parados como você já esteve. Colabore e testemunhe com um reino de prática sem opressões e conteudistas, mas sim, de muita misericórdia e amor.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.