A oração é essencial em nossa vida
28 de outubro de 2021Lição de humildade
30 de outubro de 2021LECTIO DIVINA – 29/10/2021
(Lc 14, 1- 6)
“ SÁBADO, DIA DE BOAS OBRAS”
Leitura: O que o texto diz
Que a palavra de hoje em Lc 14,1-6 perpasse seus ouvidos e chegue em seu coração, sentindo mais uma vez Jesus enfrentar os fariseus com o tema da Lei Sabática. Sabemos que a lei existe para nos dar vida, e não para escravizar-nos. Não se deve desperdiçar tempo para fazer o bem. Os fariseus são conhecedores da lei por lei, e não da lei do amor, pois falta-lhes caridade, fraternidade e amor ao próximo. Jesus em sua firmeza não deixa para o dia seguinte o que pode e deve fazer no momento, nos ensinando a ser coerentes em nossas ações. Quantas vezes já deixamos de realizar uma boa obra por que estamos ligados à lei do mundo, dos homens e perdemos a graça de fazer o bem, e o próximo de recebê-la? Consequentemente, subtraímos a oportunidade de melhorar o mundo. Jesus conhecia muito bem os fariseus, e foi jantar com os mesmos sabendo que eram pessoas diferentes, que o interpelariam, o questionariam, mas mesmo assim, ele foi com o intuito de ensiná-los. Não dá para sermos hipócritas, dizer que seguimos a Cristo e dar-nos conta de que estamos seguindo a nós mesmos.
Meditação: O que o texto me diz
No local mais confortável e silencioso possível, busque reler o texto e fixá-lo. Se veja no lugar do doente e do fariseu e se pergunte: “Eu gostaria de ser curado, ainda que em uma oportunidade do descanso do sábado?” Você sendo convidado para jantar na casa de um fariseu, e este te negar uma cura, como se sentiria? Existe para você o dia ideal para se fazer o bem?
Oração: O que o texto me faz dizer
Jesus mostra ao fariseu que não existe dia e hora padronizados para fazer o bem, para curar. Permita também que ele te cure de suas enfermidades. Exponha, manifeste sua vida a Deus para que não seja como os fariseus, viva sem preconceitos e sem escravidão de lei.
Contemplação: O que o texto faz em mim
A Palavra de Deus nos liberta, nos cura e nos dá a firmeza na fé e na vida. Que seja atingido pela Luz de Cristo, que transpasse seu interior iluminando com atos de caridade, esperança e amor ao próximo. Decida fazer o bem em qualquer tempo, enquanto é tempo.
Ação: O que o texto me faz agir
Quando estamos firmes na fé e seguindo a Cristo, e não a nós mesmos, surge o desejo a cada dia de negarmos a hipocrisia. Que você ame, até mesmo os inimigos se necessário for, ore por eles, e como discípulo de Jesus, faça o bem para transformar outros corações, e que estes, deem continuidade ao Reino de Deus.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.