Aprender a esperar…
17 de novembro de 2023Os dons que Deus nos dá
19 de novembro de 202318 de novembro, sábado, 32ª semana do Tempo Comum.
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo a graça de compreender o que a Palavra de Deus te revela.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 18,1-8
A parábola do evangelho de hoje contém um ensinamento importante: «A necessidade de rezar sempre, sem jamais se cansar». Portanto, não se trata apenas de rezar algumas vezes, quando sentimos vontade. Não, Jesus diz que é preciso «rezar sempre, sem jamais se cansar». E apresenta o exemplo da viúva e do juiz.
(Ler novamente o evangelho.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
O exemplo da viúva trazido no Evangelho é significativo. Ela pertencia a um tipo de pessoas conhecido por “os pobres de Deus”, aqueles que se curvam para pedir proteção, pois, do contrário, a vida não lhes será de bom grado. O juiz, mesmo sendo injusto, por causa da insistência dela, passa a escutá-la, pondo, finalmente, seu desejo em concreto. Se a viúva conseguiu dobrar o juiz desonesto com seus pedidos insistentes, quanto mais Deus, que é Pai bom e justo, «não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?»; e além disso, não «vai fazê-los esperar», mas agirá «bem depressa». Por isso, Jesus exorta a rezar “sem jamais se cansar”.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Medite sobre a beleza desse Deus que te escuta sempre e abra seu coração a Ele.
Termina falando com Deus sobre a sua dificuldade de compreender o tempo dele, suas demoras e tuas impaciências… Peça ao Senhor a graça da perseverança na oração para que percorras o caminho interior de permanecer na presença de Deus. Não se canse de pedir ao Senhor pela paz no mundo, no seu coração e em nosso país.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Você tem apresentado a Deus aquilo que de fato habita em seu coração? Você tem ouvidos capazes de escutar Deus? Tem olhos treinados para enxergar as respostas de Deus? Como ser capaz de escutar Deus no seu dia-a-dia tão corrido?
A oração constante é um desafio para o discípulo de Jesus. Porém, é graça e dom que se cultiva. Diferente do juiz desonesto, Deus ouve prontamente seus filhos, mesmo que isso não signifique que o faça nos tempos e nas maneiras que nós queremos, pois a oração não é uma varinha mágica.
(Acolha esta Palavra de hoje como dirigida a você. Observe o que fica no seu coração como atitudes e compromissos novos).
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Dedicar tempo diária a escuta da Palavra e ao íntimo diálogo com Deus é o propósito que todos nós podemos fazer. A oração vai nos “escavando” por dentro… Dedicar tempo diária de silencia e escuta do que Deus está a nos dizer nos salva de nós mesmos.
Equipe do Lectionautas