Ser discípulo… Encontrar a vida!
12 de novembro de 2021A Esperança é vital…
14 de novembro de 202113 de novembro, sábado da 32ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lc 18,1-8
Leitura: O que o texto diz
A parábola evangélica contém um ensinamento importante: «A necessidade de rezar sempre, sem jamais se cansar» (v. 1). Portanto, não se trata apenas de rezar algumas vezes, quando sinto vontade. Não, Jesus diz que é preciso «rezar sempre, sem jamais se cansar». E apresenta o exemplo da viúva e do juiz. Desta parábola Jesus tira duas conclusões: se a viúva conseguiu dobrar o juiz desonesto com seus pedidos insistentes, quanto mais Deus, que é Pai bom e justo, «não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?»; e além disso, não «vai fazê-los esperar», mas agirá «bem depressa» (vv. 7-8). Por isso, Jesus exorta a rezar “sem jamais se cansar”. (Papa Francisco 25.05.2016)
Meditação: O que o texto me diz
A oração constante é um desafio para o discípulo de Jesus. Porém, é graça e dom que se cultiva. A oração manifesta a relação íntima com o Pai no caminho de seguimento. A oração nos faz pacientemente esperar o tempo de Deus que “fará justiça bem depressa”. A aparente demora não é descaso de Deus, mas a oportunidade de criarmos uma relação com Ele, conhecer a Sua vontade. Diz o Papa Francisco “Jesus nos garante: diferente do juiz desonesto, Deus ouve prontamente seus filhos, mesmo que isso não signifique que o faça nos tempos e nas maneiras que nós queremos. A oração não é uma varinha mágica!”
Oração: O que o texto me faz dizer
Converse com Deus sobre a sua dificuldade de compreender o tempo dele, suas demoras e tuas impaciências... Peça ao Senhor a graça da perseverança na oração para que percorras o caminho interior de permanecer na presença de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim
A parábola termina com uma pergunta: «Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?» (v. 8). E com esta pergunta todos nos colocamos em vigilância: não devemos desistir da oração mesmo que ela não seja correspondida. É a oração que conserva a fé, sem ela a fé vacila! A vida do cristão é marcada pela oração. Lugar de encontro, na intimidade, com o Deus que escuta nossas necessidades. O tempo de Deus provoca em nós paciência e perseverança para esperarmos nele.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Aprender a estar em estado permanente de oração isso é o que o evangelho nos pede. Vida de intimidade, de contínuo diálogo com Aquele que sabemos que nos ama: Deus mesmo. Estar sempre na presença do Senhor, na rua, no ponto de ônibus, no quarto, no quintal, no jardim, nas praças, com os pobres, na comunidade, ao olhar a lua cheia… Enfim, ter consciência de que o Senhor está conosco, Ele é Deus conosco.
Equipe do Lectionautas.