“Fazei o que ele vos disser”
7 de janeiro de 2023“Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim”
9 de janeiro de 20238 de Janeiro de 2023 – Solenidade da Epifania do Senhor
Mt 2, 1-12 – “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho”
- Leitura: O que o texto diz?
A Solenidade da Epifania do Senhor está ligada ao Natal, uma vez que por motivos históricos, tem praticamente o mesmo conteúdo teológico. A “manifestação” do Senhor é uma celebração oriental, tanto que os magos vem do oriente em busca de algo misterioso na terra dos judeus guiados por um astro luminoso. Eles querem ver o rei que nasceu, o Deus manifestado em carne e ossos, aquele mesmo Verbo que se fez em tudo como os homens para todos as pessoas.
- Meditação: O que o texto me diz?
Seguindo seus cálculos e razões, os magos encontram o lugar onde Deus “aparece”. De todas as manifestações divinas contidas na história das religiões, inclusive nas narrativas bíblicas, esta é a única que o divino passou a pertencer à realidade humana, especialmente nas fragilidades de uma criança que tem fome, sono, frio, chora… A forma de ver o mundo sagrado como algo distante e impossível e tocar e que somente era vislumbrado pelos sábios, em Jesus Cristo torna-se palpável e concreto. O plano da Salvação deixa de ser uma espera e torna-se realidade para todas as pessoas.
Os magos querem adorar o Menino, mas são orientados a avisar Herodes onde ele está. Herodes não quer adorar, mas acabar com a concorrência por medo e ignorância. Herodes não tem fé e só pensa em si mesmo. É o antagonista diante do plano de Deus. É o símbolo do mal e do pecado. O encontro dos magos com o rei ambicioso faz com eles deixem de ver a estrela, que é de novo vista somente quando saem da presença do maligno.
Ao serem orientados pela estrela novamente, os magos realizam seu desejo de encontrar Jesus e levam a ele presentes. Esse gesto é bonito, pois sempre presenteamos as pessoas que amamos ou que queremos encontrar e é um modo de agradar. Poderia se pensar: como estou agradando a Deus? Que presentes tenho dado a Ele?
Depois do encontro que tiveram com Jesus, os magos voltaram para a sua terra, mas por outro caminho, assim evitando Herodes. Mudar o caminho e estar na sua terra parece simbolizar um movimento de conversão nascido do encontro com o Senhor. Eles deixam seus presentes e levam a mensagem da Salvação a seu povo de origem; eles saem de seu lugar e voltam com novidades.
Eles mudam a rota para evitar o mal, pois foram tocados pela graça do Amor de Deus que se deita na manjedoura do coração de cada pessoa e quer que mudem o jeito de viver em suas casas e espaços de convívio.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Menino Deus, que nascestes para todas as pessoas do mundo – independente de suas crenças, jeito de ser, nacionalidade e cultura – para salvar a todos que o aceitarem, hoje peço que me liberte da mentira, da enganação e da ganância, e concede-me um coração livre de segundas intenções e sincero no ser com os outros. Que a mudança de caminho após este encontro fortaleça minhas decisões como servo Teu.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O coração humano quer sempre mais, independente do sentido que toma, seja para o bem ou para o mal. A busca é parte do processo de ser pessoa. Os magos foram em busca da manifestação de Deus seguindo uma estrela e mudaram de rota, não fizeram o mesmo caminho de ida. Eles encontraram Alguém que renovou o sentido de suas vidas.
Para entender a sede de busca que há no coração é preciso parar, escutar-se e atender aos sinais que Ele envia. Para os magos era uma estrela. E para mim: qual sinal Deus está enviando para que eu encontre um sentido para minha vida? Pare, olhe, escute e se permita caminhar
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A Epifania do Senhor é um momento perfeito para retomar aquele caminho espiritual que pode ter ficado meio de lado em meio a correria do dia a dia no fim de ano. Estamos no início de 2023 e pode ser que se nos disciplinarmos desde já para seguir a Estrela, nossa conversão de coração aconteça.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano – etapa da Configuração – e membro da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR.