Lições de um Mestre surpreendente (Mc 11,11-26)
1 de junho de 2018“Que posso eu oferecer a Deus, o Senhor, por tudo de bom que ele me tem dado?”
3 de junho de 2018Mais uma vez, voltaram a Jerusalém. Enquanto Jesus passava pelo templo, os principais sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo vieram até ele e perguntaram: “Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu esse direito?”.
Jesus respondeu: “Eu lhes direi com que autoridade faço essas coisas se vocês responderem a uma pergunta: A autoridade de João para batizar vinha do céu ou era apenas humana? Respondam-me!”.
Eles discutiram a questão entre si: “Se dissermos que vinha do céu, ele perguntará por que não cremos em João. Mas será que ousamos dizer que era apenas humana?”. Tinham medo do que o povo faria, pois todos acreditavam que João era profeta. Por fim, responderam: “Não sabemos”.
E Jesus replicou: “Então eu também não direi com que autoridade faço essas coisas”.
Oração:
Bom dia Trindade! Venho agora até vós, através da oração com a palavra, ter mais um momento de diálogo, íntimo e pessoal convosco. Para viver bem esse momento quero pedir a luz do vosso Espírito. Peço que Ele me guie e também encha meu coração com os vossos dons para que eu possa acolher com amor a vossa palavra.
Na palavra de hoje Jesus se nega a responder ao questionamento dos mestres da lei, porque eles se negam também a responder a pergunta de Jesus. Essa foi a parte do evangelho que mais me tocou hoje.
Tantas vezes tenho sentido que Jesus não me dá as respostas para as perguntas que eu faço… Isso acontece também com você? Porque pensa que isso acontece? Refletindo sobre isso e contemplando a cena narrada no evangelho, penso que o motivo por essas faltas de respostas, pode em muitos casos, ser o mesmo motivo pelo qual Jesus não respondeu aos mestres da lei, eles já tinham a resposta dentro de si, só não a confessava.
É muito comum termos muitas coisas guardadas em nós, muito bem arquivadas, em lugares que não queremos acessar, não queremos chegar, confissões que não queremos fazer. Isso pode acontecer por vários motivos que nos levam a agir assim, educação, formação, vida social e etc. Mas o fato é que no mais profundo de nós, lá onde estão todos os nosso segredos, impurezas, desejos mais ocultos, onde só eu e Jesus podemos chegar, podem estar também muitas respostas para nossa vida. Certa vez escutei em uma pista de oração a pessoa dizer: “O que não é assumido, não pode ser salvo (liberto, redimido …).” E essa frase pode nos ajudar a orar com a palavra de hoje. O que preciso assumir em mim que está oculto e que me impede de crescer? Me machuca? Quem pode me ajudar a penetrar nas minhas profundezas? Quem pode me orientar nessa busca? E me pode trazer as respostas que busco …
Precisamos ter a coragem para entrar com tudo em nós mesmos a fim de seja assumido todas as coisas, para que muitas respostas possam ser conhecidas e a minha relação com Jesus possa realmente ser verdadeira, sem segredos… Assim tudo o que puder nos ser revelado nos será revelado… Doce Espirito Santo, hospede de minha alma, me guia nesse desafio. Dá-me coragem, força e perseverança para não desistir e não fracassar!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.