A missão de João Batista
10 de dezembro de 2020Bem aventurada aquela que acreditou
12 de dezembro de 2020Sexta-feira da 2ª Semana do Advento (11 de dezembro)
Evangelho: Mateus 11,16-19 – Resistências ao Projeto de Jesus.
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje relata uma comparação de Jesus diante da reação de muitos de seus ouvintes. Algumas questões podem ajudar a entender melhor: Por que muitos resistiam ao projeto de Jesus? Por que estes se escandalizavam pelo fato de Jesus comer e beber com os pobres? Com quem Jesus compara estas pessoas e por que?
Por que no final Jesus puxa o assunto da sabedoria?
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus veio com a missão de resgatar a dignidade humana de todos os que foram desumanizados pela estrutura da sociedade do seu tempo. O modo mais conveniente de fazê-lo foi aproximar-se dos pecadores e dos marginalizados pela própria religião, para mostrar-lhes o quanto valiam aos olhos do Pai. Ele escolheu o melhor método: aproximar-se, conviver e conhecer a realidade deles para ajudá-los a sair desta situação.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.
Outras preces que brotam do coração…
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto me anima a não dar importância aos “meninos amuados” que sempre encontram motivos para criticar a quem é coerente com o Projeto de Jesus. E me desafia a cultivar a sabedoria de Deus que é reconhecida pelas obras que realiza.
Ação: O que eu posso fazer a partir deste texto?
Em vista de uma preparação mais profunda para o Natal do Senhor, detectar o que ainda atrapalha minha convivência com os outros especialmente os mais frágeis. E
buscar a superação disso.
Autores: Pe Décio Walker – Diocese de Santo Ângelo/RS – Pe Décio Weber e Pe. Alfonso Antoni – Diocese de Santa Cruz do Sul/RS