Preparai os caminhos do Senhor…
10 de dezembro de 2023Discipulado exemplar
12 de dezembro de 202311 de dezembro, 2ª Feira da 2ª Semana do Advento.
Procure um lugar confortável e faça silêncio interior.
Peça ao Espírito Santo que te acompanhe e te ilumine na escuta da Palavra que Deus hoje te dirige.
Leia Lc 5, 17-26
Leitura: O que o texto diz?
Um grande ensinamento Jesus nos traz hoje: levar o amor de Deus primeiramente à nossa família, resgatando-a de todas as prisões e paralisações. Uma grande paralisação que ocorre é a falta de fé, e consequentemente, de esperança, uma vez que, estando apegados à lei como os fariseus, a perspectiva do castigo nos aprisiona. Precisamos ter o conhecimento da Lei De Deus trazida por Cristo: do amor. Sentido nenhum teria se, Deus nos quisesse para punirmos.
Devemos buscar o conhecimento da nova lei, e assim, esperança não irá nos faltar, respeito aos diferentes também, uma vez que, em nossa família há aquele enfermo não somente físico, mas principalmente, de alma, necessitando de nossa atenção, carinho e perdão. A liberdade que Cristo nos ensina é exatamente a de não vivermos preocupados com o que o outro faz, e sim, com o que pudemos fazer por ele. Portanto, a reconciliação que se faz com o perdão, é o caminho para a comunhão. A vida em comunidade exige de nós o respeito para com o outro em seu jeito de pensar e ser. Com efeito, é o novo jeito de amar, conviver com o diferente e perdoar por tudo que foge às expectativas humanas, uma vez que, as de Deus são bem diferentes.
Perdoemos uns aos outros, amemos uns aos outros como Cristo nos ama e testemunhou para nós (Jo, 13,34).
Meditação: O que o texto me diz?
Refletir sobre o amor pela família, especialmente por aqueles que possam estar enfermos da alma. O que falta para levar o amor de Deus a essas pessoas e resgatá-las? Será que eu não consigo ajudar o meu irmão por que também estou aprisionado ou acomodado? Estou ciente do que seja viver a comunhão de Cristo através do perdão?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Converse com o Senhor após leitura deste texto e perceba aquilo que recai para sua vida. Apresente suas dificuldades, seja o mais transparente possível com seu melhor amigo e com você mesmo. Clame com humildade o direcionamento, entendimento e discernimento para o que está faltando e seja libertado das amarras que prendem de viver o amor de Deus em sua família.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após clamar, agora é a hora de ouvir e absorver tudo e deixar o Espírito transcender em você. Aprofunde e se entregue neste momento, e visualize sendo você o paralítico curado por Jesus, acolhido com amor e perdão. O que isso traz de aprendizado sobre a liberdade após tanto tempo de paralisia. Creia no Deus que traz a maior de todas as leis: a do amor.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Fortalecido pelo Espírito e aberto à nova lei do amor, libertado das enfermidades da incredulidade e falta de perdão, entra em um novo projeto com muita resiliência, fomento e agraciado pelas bênçãos divinas. Seja um libertador de almas, inicie pela sua família, resgate todos que estão a sua espera. Seu testemunho será catequizador, eis a missão pela qual você está sendo desafiado.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza- CE (FCF, graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) Atualmente reside em Mossoró/RN.