
“Quem dizem os homens que eu sou?”
20 de fevereiro de 2025
Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja
22 de fevereiro de 2025
21 de Fevereiro, 6ª Feira, 6ª Semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 8,34-9,1
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje a incompreensão e incredulidade dos discípulos permanecem. Embora Pedro tenha reconhecido que Jesus é o messias enviado pelo Pai, isto não ajudará aos discípulos entenderem o modo como esse messianismo vai acontecendo na vida de Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
O reconhecimento de que Jesus é o Messias traz grandes consequências para a vida dos discípulos. Seguir Jesus exige entrega total, pois é participação na vida do Senhor. É caminhar junto com o Filho de Deus e esse seguimento, tanto para os discípulos do seu tempo, quanto para nós cristãos, seguidores de Cristo, exige conversão constante.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que você possa caminhar sempre na estrada de Jesus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus chama a multidão, juntamente com seus discípulos para lhes dizer das exigências do seguimento, afirmando que alguns dos presentes, com certeza, não provarão a morte, sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder. Você seria capaz de aceitar as condições propostas?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz Jesus “Se alguém quer vier após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho a salvará”. Seguir Jesus é se colocar à disposição do irmão. Esse gesto solidário te leva a renunciar a si mesmo. Mas “renunciar” não é negação do que se é, mas uma adesão livre para bem viver o sentido da entrega a Deus e aos outros.
Equipe Lectionautas