O banquete do Reino
3 de novembro de 2020A ovelha e a moeda perdida
5 de novembro de 2020Quarta-feira (04/11) –
Lc 14, 25-33 – Renúncia e discipulado
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de Mateus, Jesus usa muitas parábolas para as multidões e com os discípulos fala na intimidade, fazendo-os compreender o caminho da missão. Jesus seguiu o caminho após a refeição com um dos chefes dos fariseus. E diz o texto que as multidões O acompanhavam. Ele se volta e fala para despertar discípulos entre eles: “Quem não carrega a sua própria cruz e não vem após mim não pode ser meu discípulo.”
Meditação: O que o texto me diz?
Olhe para o texto, acompanhe o movimento de Jesus e a multidão. No primeiro momento Jesus anuncia do geral ao específico, aquilo que devemos renunciar. Quando Deus chama, Ele nos chama individualmente, dentro da comunidade, para uma missão específica. Todos podem ser discípulos? Podem, mas é preciso renunciar. O discípulo deve ser capaz de ver Jesus como Mestre. Ele é o Cristo e Senhor da nossa vida. Ninguém poderá seguir o caminho se não estiver em comunhão com Ele.
Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Jesus é forte, mas nos convoca para viver fora da marginalidade da fé, sem deixar ser tocado e comprometido com o que é anunciado. É aprofundar, seguir, tomar sua própria cruz e fazer experiência no movimento da existência. Nem sempre é fácil viver por Cristo e por sua missão. Fora da comunidade existe o mal e dentro dela, às vezes, se faz presente. Fora ou dentro, a renúncia deve existir e também a confiança na Palavra.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Chama-me ao aprofundamento. Quanto mais conheço Jesus, mais aumenta minha sede e fome de Sua Palavra. Ninguém que, verdadeiramente se deixa ser tocado por ela, fica inerte. Ela nos convoca e nos envia. E, principalmente, não nos deixa ser levados pelos valores dominantes da sociedade.
Ação: o que posso fazer a partir do texto?
“A decisão é tua”, nos lembra da canção do Pe. Zezinho, intitulada Vocação. Hoje, a sugestão da ação é ouvir um pouco dessa canção e visitar esse texto do Evangelho ao longo do dia e procurar entender qual a renúncia preciso fazer, para que hoje meu coração se torne mais disponível a Deus.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2