“Reinos da terra cantai ao Senhor”
25 de maio de 2020“Assim como me enviaste eu também os enviei ao mundo”
27 de maio de 202026/05/2020 – Texto Jo 17, 1-11a.
Leitura Jo 17, 1-11a. – O que o texto diz?
Ainda no livro da Glorificação, entraremos no capítulo 17: Oração sacerdotal, visto que é composto de orações de intercessão. Nosso texto bíblico de hoje começa do início do capítulo e vai até o versículo 11°. Jesus, o sumo sacerdote por excelência, pede ao Pai pelos seus. O texto também ressalta a unicidade entre Pai e Filho, pedra de toque da teologia joanina. Na primeira parte (v. 1-5), o Ressuscitado pede por si; para que participe da Glória do Pai. Na segunda parte (v. 6-11ª), Ele roga pelos seus discípulos.
Meditação: O que o texto me diz? A Palavra chega à razão
Jesus pede ao Pai que também Ele participe da Glória divina, mas não por Ele ou para Ele em si, mas em função daqueles que o Pai entregou para Ele, isto é, a humanidade. Ele quer ser glorificado para nos dar a vida eterna. E a vida eterna é reconhecer em Deus todo o seu poder e crer naquele que Ele enviou, seu Filho, Jesus Cristo. Em seguida, o texto fala da obediência de Jesus à missão dada pelo Pai. Fala da pré-existência, isto é, Jesus que estava com o Pai desde toda a eternidade, veio á terra, cumpriu sua missão e agora deve retornar para o Pai. E agora vem a intercessão pelos seus; por todos aqueles que eram do Pai e foram dados pra Jesus. O Filho, assim, compartilha com o Pai a missão de salvar a humanidade.
Oração: O que o texto me faz dizer? A Palavra chega ao coração.
Agora vamos rezar esta palavra. Procuremos nos imaginar na presença de Jesus e ouvir o mesmo intercedendo, pedindo a Deus por você, por sua vida, por sua história. Hoje é essencialmente uma oração de agradecimento e louvor. Agradecer por este infinito amor que Jesus dedica a cada um de nós. Ele te conhece pelo seu nome. Ele sabe de tudo que você precisa, perscruta sua mente e seu coração. Como pode um Deus tão grande se importar conosco… É momento de louvar e agradecer.
Contemplação: O que o texto faz em mim? A Resposta de Deus.
Sinta Deus se manifestar em todo o seu amor. Ele deseja esta perfeita sintonia com você. Ele é um Pai amoroso, e como todo pai quer falar-te ao coração; deixe-se levar pelo amor de Deus e permita que Ele cuide de você através desse encontro profundo e pessoal que é a oração.
Ação: O que o texto me faz agir? Frutos da palavra.
Nós chamamos Jesus de Mestre; e o discípulo vê a ação do Mestre e segue seu exemplo. Somos convidados a ser uma Igreja intercessora. Assim como Jesus, que primeiro pediu a Deus por si e depois pelos seus, isto é, por sua Igreja. Sejamos esses intercessores. Primeiro peça por você pra que o Pai lhe dê perseverança na caminhada, fé nas tribulações e esperança na humanidade. Seja firme na sua oração cotidiana. Em seguida interceda pela Igreja de Cristo, para que ela caminhe nesse mundo sempre na busca constante da santidade, da glória e da união plena com o Pai.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, NJ
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).
Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI