A porta estreita, o que é? (Lc 13,22-30)
22 de agosto de 2013Os discípulos encontram Jesus (Jo 1,45-51)
24 de agosto de 2013– O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
– O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.
Nesta parábola Jesus nos fala de duas pessoas que possuem algo em comum com todos nós, tanto eles como nós trazemos esta busca. As duas pessoas da parábola estavam em busca. E hoje qual é a minha busca? O que tenho buscado em minha vida?. Buscamos felicidade, estabilidade financeira, uma profissão, trabalho, crescimento pessoal e profissional, buscamos amor, amizade, discernimento da nossa vocação.
A palavra nos mostra que para eles encontrarem o tesouro foi preciso que ambos tivessem uma atitude, a de buscar, a de sair de onde estavam e se colocar a caminho e arriscar, sair da inércia e movimentar em busca deste bem maior. E hoje que atitude precisamos tomar?, Que setores da minha vida é preciso de movimento?. Para seguir ao cordeiro é necessário decisão.
O encontro com Deus me gera felicidade, paz e em função deste fruto que ele me dá eu renuncio. A renuncia sem alegria é alienação e não me leva a Deus. A renuncia que a parábola nos fala é acompanhada, e é consequência desta alegria e deste tesouro maior que foi encontrado. É a nossa experiência do encontro com Deus que nos leva a renunciar o velho homem e os seus costumes.
É interessante perceber que eles só tomam posse do tesouro encontrado, após se despojarem de tudo o que possuem. Toda conquista é acompanhada de despojamento, precisamos abrir mão de uma coisa para conquistar outra e em nosso relacionamento com Deus não é diferente, a busca pelo Reino do Céu também exige de nós esta atitude. O que Deus me pede? O que preciso renunciar? O que tem sido obstáculo para encontrar e desfrutar de uma vida total em Deus?.
Renato Guerra Trindade, Analista de Suporte – Família Missionária Verbum Dei