“Amor, julgamento ou purificação?”
20 de outubro de 2022“Urgência de conversão”
22 de outubro de 202221 de Outubro/2022, 6ª feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de (Lc 12, 54- 59)
RECONCILIAÇÃO”
Leitura: O que o texto diz
Um tema bem presente na palavra de hoje é a reconciliação. Reconciliar-se com Deus através da confissão é importante, porém, em seu cotidiano, em suas orações, pode-se também buscar esse entendimento com Deus. É interessante e plausível que, acertemos as contas com Deus sem ameaças, julgamentos, e, portanto, sem pressões. Estar conectado com o Senhor é estar em comunhão com o próximo, sem condenações, opressões e preconceitos. Muitas vezes sabemos interpretar o fácil porque é óbvio, como as nuvens escuras de chuvas, porém, não sabemos discernir aquilo que nos deixa em paz com Deus.
Os sinais não são percebidos pelos hipócritas, fariseus, são cegos às evidências do Reino. E aqui, Jesus exorta por causa da urgência do Reino, uma vez que, estão sempre adiando o que já era para estar em evidência: o amor. Interpretar o tempo presente se faz necessário, não podemos entender a palavra na época em que foi escrita, uma vez que, viviam outras situações e culturas diferentes. As tribulações tem seus sinais de esperança para os que tem fé. Que possamos estar atentos a esses sinais.
Meditação: O que o texto me diz
Permita-se ser autêntico nesta meditação sobre o que é observar os sinais dos tempos. Como está sua relação com o Senhor e o próximo? Está distante de entender o tempo para cada situação? Sua interpretação está sendo hipócrita? Deus está lhe convidando para se aproximar mais dEle e, conseguirás enxergar e discernir os sinais de forma coerente e prudente.
Oração: O que o texto me faz dizer
A oração é uma forma de buscar intimidade com Deus. Se apresente de coração aberto e pergunte o que se faz necessário para ficar em comunhão com Ele. Clame ao Senhor pelo alcance real da interpretação dos sinais, uma vez que, percebendo-os, entrará na comunhão com Cristo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Sinta-se como um dos que interpretaram o tempo e foi exortado por Jesus a realizar tal feito com sabedoria e amor. Entender o tempo da palavra escrita e atualizá-la ao hoje, é de fundamental importância. Perceba o sinal que Deus traz agora e que sua escolha seja de forma sábia.
Ação: O que o texto me faz agir
Com discernimentos inovados, fé fortalecida, nos impulsionamos a buscar os sinais para permanentes reconciliações com Deus e com a humanidade. Seja um sinal de Deus para seu próximo ou nos ambientes por onde frequentar.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.