“Quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”
8 de junho de 2022Ouvistes o que foi dito…
10 de junho de 202209/06/2022 – Quinta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum
Mt 5,20-26 – “Reconcilia-te”
1. Leitura: O que o texto diz?
Os mestres da Lei e os fariseus eram tidos como homens justos e acima de toda moralidade. Por isso, Jesus conhecendo o coração dos seus discípulos, lhes comunica: sua justiça deve ser maior que a deles. Aqui não se trata de ser melhor, mas de uma busca autêntica da verdade revelada. Ele vai dando as orientações práticas, entre estas, o respeito, a reconciliação, o perdão.
2. Meditação: O que o texto me diz?
O que é Justiça? Como tens vivido a justiça? Quando vai entregar tua oferta, ou quando estás na missão, estás reconciliando com o teu irmão? Está se reconciliando consigo mesmo? A vivência da reconciliação é fruto da nossa relação com Deus. Pode-se aprofundar mais esse trecho do Evangelho de Mateus. Jesus deseja que seus discípulos não se acomodem na mediocridade das relações humanas de seu tempo. Os mestres da Lei e os fariseus sabiam muito da Lei do povo de Israel, mas não praticavam. A relação entre os discípulos não podia permanecer na superficialidade de um grupo de conveniência ou em práticas religiosas mecânicas. Viver em paz com o outro que comunga com o mesmo estilo de vida de Jesus é atualizar a aliança de Deus com seu povo
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor, que minha justiça seja conforme a tua! Que minhas ações sejam ajustadas às tuas! Ensina-me a reconciliação, o dom do perdão, que não seja por medo mas por amor a Ti e pelos irmãos!
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
Todo sentimento de orgulho e soberba vão sendo iluminados pela sabedoria deste Evangelho. Tudo o que em mim é justiça humana, vai recebendo o dom de Deus e se tornando Justiça de Deus. E uma paz vai se instalando no seu interior.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
Reconcilia-te! Mesmo que não consigas encontrar o teu irmão, busque o perdão! E aprofunde um estudo bíblico sobre a Justiça de Deus!
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE