“…ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.
10 de junho de 2023“Bem-aventurados…”
12 de junho de 202311 de Junho, 10º Domingo do Tempo Comum.
Busque um lugar tranquilo que ajude a se concentrar. Escolha uma boa posição corporal. Faça silêncio interior e exterior. Respire lentamente.
Tome consciência de que está na presença de Deus. Faça o sinal da Cruz. Peça o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Mt 9,9-13
Leitura: O que o texto diz?
Ao chamar Mateus, coletor de impostos, para segui-lo, podemos compreender que ninguém está excluído do seguimento de Jesus Cristo. Os olhos de Jesus souberam ver além das aparências: viram no publicano um discípulo, um seguidor. O seu chamado é para todos, inclusive para o cobrador de impostos, uma pessoa considerada pecadora para os fariseus.
Meditação: O que o texto me diz?
-‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’… Não vim chamar justos, mas pecadores.” Esta foi a resposta de Jesus dirigindo-se aos fariseus. Ele toma a iniciativa de responder aproveitando para deixar claro qual é sua missão. Responde: São os doentes que precisam de médico; Jesus veio transformar a vida das pessoas. Trazer vida nova e vida em abundância.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria para ser bom discípulo ou boa discípula, permanecendo no seguimento, trabalhando para que sempre aconteça a inclusão de todos.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Mateus levantou e seguiu Jesus. Quando chegaram em casa, sentaram-se à mesa e muitos publicanos e pecadores também juntaram-se a eles, o que chamou a atenção dos fariseus que queriam saber por que Jesus sentou-se à mesa e comia com os pecadores. Sentar juntos e comer é símbolo de comunhão profunda de vida. Esse fato chamou a atenção dos fariseus que perguntaram aos discípulos de Jesus: “Porque vosso mestre come com os publicanos e pecadores?”
Se você fosse um dos discípulos, qual seria sua resposta? Já pensou nisso?
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A narrativa do Evangelho de Mateus nos traz um novo ensinamento para que possamos perceber o verdadeiro amor. Que seja um amor misericordioso para com os pecadores e todos aqueles que querem segui-lo. Jesus ensinava: “Quero misericórdia e não sacrifício”, alguns fariseus não entenderam o gesto de Jesus. Que possamos viver isso no cotidiano.
Equipe do Lectionautas.