O Semeador saiu a semear…
29 de janeiro de 2025E a semente do Reino vai germinando e crescendo…
31 de janeiro de 202530 de janeiro, 5ª feira, 3ª semana do Tempo Comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 4,21-25
Leitura: o que o texto diz?
Comparando a uma lâmpada acesa que só possui serventia se for colocada em um candeeiro para iluminar, Jesus nos ensina que assim também é a Boa Nova do Reino que deve ser proclamada e tornar-se conhecida. O Evangelho é a luz que brilha nas trevas do mundo, todo aquele que o conhece torna-se portador desta luz e deve levá-la sem temor.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus nos fala através parábolas e com palavras simples nos coloca na dinâmica do “novo Reino, o Reino de Deus”. O evangelho é como uma lâmpada que só será útil se colocada no alto para iluminar a todos. O Evangelho nos impulsiona de dentro pra fora, vai iluminando nosso coração com uma luz que irradia também no nosso exterior e que se concretiza em atitudes diárias. Deixe que a Luz do Evangelho penetre todas as áreas de sua vida iluminando e abrindo um caminho de diálogo entre você e Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça do silêncio e que a sua Palavra ressoe em seu ser hoje e sempre. Peça também que Ele te ajude a se deixar verdadeiramente iluminar pelo Evangelho e ser luz para o mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A partir da mensagem do evangelho reflita: O Evangelho de Jesus é luz que te ilumina? Como você tem anunciado a Boa Nova de Jesus? Você tem sido uma luz sobre o candeeiro ou uma luz escondida debaixo da cama? Em que medida você tem se deixado verdadeiramente iluminar pelo Evangelho e ser luz para o mundo?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Considerai bem o que ouvis”, diz o evangelho de hoje. Que a Palavra do Evangelho penetre em nossa vida e ilumine toda escuridão.
Equipe Lectionautas