Amar a Deus e ao próximo
12 de março de 2021Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele.
14 de março de 2021SÁBADO (13/03/2021)
Lc 18, 9-14 – Quem se humilha será exaltado
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus mostra que atitudes externas, repetidas de piedade, não colocam o homem em dignidade de estar diante de Deus. Ele conta uma parábola sobre dois homens. Um exalta suas atitudes perante o Senhor, o outro se penitencia ou nem consegue levantar a Deus pela sua consciência de ser pecador. Um era fariseu e o outro era cobrador de impostos.
- Meditação: O que o texto me diz?
Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. A arrogância do fariseu só o exclui da Graça de Deus, enquanto o cobrador de impostos abriu o coração para a Salvação. A Salvação é para quem se abre ao Dom que Deus nos dá, por seu Filho Jesus. Ele veio nos salvar, mas espera de nós uma fé viva.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Jesus é clara: quem se humilha será exaltado. Devemos confiar somente em Deus no mais íntimo de todos nós. Não se colocar na postura da arrogância de um culto externo e vazio. Mas vivenciar sua fé, à medida do que realmente sou.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
A me considerar entregue nas mãos do Deus da vida. Que meus ritos religiosos me façam ser melhor como pessoa e muitos possam sentir Deus através de mim. Uma postura da humildade deixará o Senhor edificar sua Vontade em mim.
- Ação: o que posso fazer a partir do texto?
“Se houvesse mais amor, o mundo seria outro; se nós amássemos mais, haveria menos guerra. Tudo está resumido nisso: Dê o máximo de si em favor do seu irmão, e, assim sendo, haverá paz na terra”, nos indica a Santa Irmã Dulce dos Pobres. Hoje, a sugestão da ação é se perguntar da nossa atitude religiosa. Ela é de arrogância ou humildade?
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
imagem: pexels.com