
O que você precisa deixar para trás?
1 de outubro de 2025
02 de outubro, 5ª feira, Memória dos Santos Anjos da Guarda.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,57-62
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje mostra a interrogativa dos discípulos para saber “quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus coloca no meio uma criança, não no sentido que os discípulos deveriam fazer uma regressão, mas apontando as crianças como exemplos de grandeza, pois os que se convertem e buscam assemelhar-se às crianças herdam os céus.
Meditação: O que o texto me diz?
Pequenez para este mundo é o critério de grandeza no Reino dos céus, pois os pequenos são os prediletos do coração de Jesus que assim como o Pastor, que deixa seu rebanho afim de buscar aquela pequena ovelha que se perdeu. Ele procura incansavelmente, o Filho que se distancia do Caminho, pois o Pai tem zelo inigualável por cada um dos seus pequeninos para que não se percam. Permita-se romper com os contravalores.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça da docilidade de coração, da humildade, o desejo autêntico de ter a grandeza que cabe no Reino dos céus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você deseja se fazer pequeno para ser grande? Como o texto de hoje te conduziu ao coração de Deus? Em quais aspectos de sua vida, você pode procurar ser mais humilde?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz Jesus “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.”. Jesus não coloca no centro uma pessoa muito importante em escala social, mas faz uma inversão de valores e apresenta o modelo que deve ser seguido. Sendo assim, a postura a ser assumida pelos discípulos é o da conversão; de mentalidade e comportamento. Recusar os primeiros lugares e passar a preferir os lugares de menos prestígios; abaixamento, assim como também, acolher os pequenos e humildes.