Renunciar a si mesmo pra seguir Jesus…
9 de agosto de 2024“Eu sou o pão que desceu do céu”.
11 de agosto de 202410 de agosto, sábado, Festa de São Lourenço
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de João 12,24-26
Leitura: o que o texto diz?
Quem segue a Jesus e cultiva essa união com ele, entra na dinâmica do seu amor e torna-se intimamente unido com o Pai. Servir o Filho na pessoa do irmão é reinar com Ele no coração do Pai. É o que fez o diácono São Lourenço, despojando-se de si mesmo para gerar vida e ser fecundo em favor dos irmãos.
Meditação: o que o texto me diz?
A Igreja tem uma fonte fecunda, que é o sangue dos mártires. Homens e mulheres que ao longo da história da salvação entregaram suas vidas como grãos de trigo semeados na terra. Não é uma questão de busca do sofrimento por si mesmo; na verdade é uma questão de fidelidade à causa do Reino de Deus. Coerência no testemunho de vida, que nos leva a caminhar nos mesmos passos de Jesus, que enfrentou o conflito e foi martirizado no alto da cruz, vítima da violência humana.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que fortaleça seu testemunho de paciência, de acolhida, de amizade, de solidariedade. Peça também pela paz no mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Disse Jesus: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.” Nem todos são chamados ao martírio de sangue, mas somos convidados a unir nossas dores ao sofrimento de Cristo, vivendo os nossos martírios cotidianos, provações e perseguições. A palavra martírio significa testemunho. Como você vive o testemunho de seguimento a Jesus?
Ação: o que posso fazer do texto?
Vivamos como testemunhas do Cristo nos pequenos e grandes sofrimentos, no exercício da paciência e do perdão, na luta contra alguma enfermidade e injustiça, oferecendo tudo isso por alguma intenção específica. Diz um belo cântico de nossas comunidades:
Os grãos que formam espigas
Se unem pra serem pão
Os homens que são Igreja
Se unem pela oblação
Diante do altar, Senhor
Entendo minha vocação
Devo sacrificar
A vida por meu irmão
Equipe Lectionautas