Não darei outro sinal
20 de julho de 2020Porque choras? A quem procuras?
22 de julho de 2020TERÇA FEIRA – 21/07/2020
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho Mt 12, 38-42
Quem são minha mãe e meus irmãos?
Leitura: O que o texto diz?
Continuando em sua catequese sobre o Reino, Jesus declara que o requisito para fazer parte da família do Reino de Deus é fazer a vontade do Pai que está no céu. Jesus aproveita toda a oportunidade para desvincular laços de sangue, ou qualquer outro privilégio para participar da filiação espiritual que não a livre a adesão em realizar a vontade de Deus. Aos que estão a fazer a vontade de Deus esse é sua mãe, seus irmãos, sua irmã. O próprio Jesus assumiu essa obediência até as ultimas consequências.
Meditação: O que o texto me diz?
Em cumprimento a Palavra, Jesus abre a graça da filiação a Deus a cada um de nós. Aquela que disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” se torna exemplo de fiel obediência. Tendo consciência dessa verdade, procura entender a vontade de Deus em sua vida e realizá-la. Qual seu grau de comprometimento com o Reino? Sente-se amado (a) por Jesus como fosse seu irmão, sua irmã, sua mãe? Sua vida compromete-o como irmã (o) de Jesus? O quanto está disposto a colocar-se neste discipulado e aprender com Jesus a fazer a vontade do Pai?
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Como corresponder ao convite para integrar à família de Jesus? Você é grato a Deus por essa filiação? Sendo membro dessa família espiritual cujo pai é próprio Deus, tem olhado com amor ao próximo como verdadeiro irmão? Jesus ao realizar a vontade do Pai faz-se obediente até a morte de cruz. Fazer a vontade de Deus contraria sua vontade de vida fácil e sem compromisso? Você têm se aproximado de Jesus para aprender e com Ele entender a vontade de Deus?
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Reze diante dessa palavra e colocando-se a escutar a Deus deixe que Ele fale a você, a sua vida. Sinta-se agraciado pelo grande dom de Deus que o (a) acolhe como filho (a) em Jesus Cristo nosso irmão e Senhor Nosso. Confie que a vontade de Deus é o melhor para você. É o caminho para sua salvação.
Ação: O que o texto me faz agir?
Somos chamados a assumir a filiação, que consiste em fazer a vontade do Pai. Devemos ser diferentes de Caim, capazes de se importar com o outro. Que atitudes te faz viver o amor e a caridade com os irmãos? Como deve agir para que sua vida seja um dom para o outro?
Doroteia Nascimento
Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém. Atualmente mora em Fortaleza-CE.