“Eu vim ao mundo como luz”
11 de maio de 2022“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
13 de maio de 2022Quinta-feira, 12 de maio de 2022.
Jo 13,16-20 – “Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O lava-pés é a demonstração de que o serviço feito aos irmãos é a maior ação dos seguidores de Jesus. O Mestre deu o exemplo, devemos segui-lo em nossas ações. Agir com amor e desprendimento para o bem daqueles que convivem conosco é algo fundante na vida do discípulo. Pela nossa ação, o Ressuscitado se fará presente na vida dos irmãos e irmãs. Pelas mãos dos discípulos, o Senhor da Vida chega a todos que precisam dele.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Diante da mudança de época que estamos vivenciando, quando os valores são outros e muitas vezes o individualismo e o egoísmo estão bastante presentes na sociedade, o serviço prestado aos outros, especialmente, aos pequeninos e aos mais necessitados desse mundo, é o diferencial de identificação do discípulo-missionário de Jesus. É preciso consciência de nossa missão discipular.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Senhor Jesus, grande servidor do Pai, ajuda-me a servir a Deus por meio do bem que faço aos meus irmãos e irmãs, especialmente, pela atenção dispensada aos pequeninos do Reino. Cuida, Senhor, de mim; e, pelo meu agir, que eu consiga cuidar também daqueles que o Senhor colocar em meu caminho.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A consciência de que podemos ser colaboradores do projeto de Deus na salvação da humanidade nos leva a assumir com compromisso e amor nossa missão discipular. O bem feito aos irmãos e irmãs será recompensado e reconhecido por Deus, Justo Juiz.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Atentamente, neste dia, estarei disponível para ajudar aqueles com os quais convivo. É preciso fazer o bem sem olhar a quem!
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.