“Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”.
24 de julho de 2023Felizes sois vós
26 de julho de 202325 de julho, 3ª feira, Festa do Apóstolo São Tiago Maior
Evangelho Mt 20,20-28
Leitura: O que o texto diz?
Os evangelhos apresentam esse paradoxo entre a crescente revelação de Jesus e a incompreensão do messianismo da parte dos discípulos. No evangelho de hoje, os filhos de Zebedeu, por meio da mãe, pedem para ocupar lugares de poder no Reino de Deus. Jesus acolhe o pedido, questiona e ensina que o reinado do Pai não é como aquele das nações. Depois enfatiza a importância de estar a serviço, ao seu próprio exemplo.
Meditação: O que o texto me diz?
Vivemos numa sociedade em que a busca de poder e privilégio está na ordem do dia e bombardeia nossa consciência com suas palavras de ordem para dominar e triunfar. Algumas vezes caímos na tentação de nos perguntar se é ou não vantajoso realizar o bem. Nesse contexto, nos confrontamos com as palavras de Jesus, que nos convida a mudarmos de lógica, a nos fazer pequenos e a sermos os últimos.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de entrar nessa lógica do Reino, que se caracteriza pelo serviço, pela gratuidade. Peça a Deus que converta sempre mais o seu coração para essa verdadeira lógica do Reino, pois como disse Jesus: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tome consciência da grandeza do Reino de Deus e perceba em sua vida, qual lógica está mais presente: a do poder, das nações, ou aquela do acolhimento, do serviço, do ser o último para ser o primeiro.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
O que significa concretamente em sua vida assumir o ensinamento apresentado por Jesus: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”? Significa assumir mais amar e servir.
Equipe do Lectionautas.