
“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”
24 de julho de 2025
“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”
26 de julho de 2025
25 de julho, 6ª feira, Festa do Apóstolo São Tiago.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 20,20-28
Leitura: O que o texto diz?
Vivemos numa sociedade em que a busca de poder e privilégio está na ordem do dia e bombardeia nossa consciência com suas palavras de ordem para dominar e triunfar. Algumas vezes caímos na tentação de nos perguntar se é ou não vantajoso realizar o bem. Nesse contexto, nos confrontamos com as palavras de Jesus, que nos convida a mudarmos de lógica, a nos fazer pequenos e a sermos os últimos.
Meditação: O que o texto me diz?
Os evangelhos apresentam esse paradoxo entre a crescente revelação de Jesus e a incompreensão da parte dos discípulos. No evangelho de hoje, os filhos de Zebedeu, por meio da mãe, pedem para ocupar lugares de poder no Reino de Deus. Jesus acolhe o pedido, questiona e ensina que o reinado do Pai não é como aquele das nações. Depois enfatiza a importância de estar a serviço, gastando a cada dia a vida pelo outro, sobretudo os que mais precisam.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com Deus e peça essa capacidade, essa abertura de coração para entrar na lógica do Reino e se colocar a serviço, sobretudo, daqueles que são mais vulneráveis.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você percebe essa lógica do Reino dentro de você, e em seus relacionamentos? Como você exerce o poder em sua família, nos lugares que você frequenta, nos grupos na paróquia e comunidades? O que significa concretamente em sua vida assumir o ensinamento apresentado por Jesus: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“…quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”, diz Jesus. Tome consciência da grandeza do Reino de Deus e perceba em sua vida, qual lógica está mais presente: a do poder, das nações, ou aquela do acolhimento, do serviço, do ser último para ser o primeiro.
Equipe Lectionautas