“Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”
17 de agosto de 2023“Não a proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”
19 de agosto de 202318 de agosto, 6ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum
“Quem puder entender, entenda”
Mt 19,3-12
Leitura: o que o texto diz?
Os fariseus se apresentam a Jesus com uma pergunta astuciosa cujo tema é o divórcio, o questionamento tem como ponto de partida a lei de Moisés (Dt 24, 1-4). A ideia era fazer com que Jesus, em sua resposta se colocasse contra a lei. Contudo, fazendo uso do texto sagrado “Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Gn 2,24) e revelando aos presentes seu ensinamento, Jesus aponta que a grande questão quando Moisés autoriza a carta de divórcio e a resposta para a pergunta dos Fariseus está, na verdade, na dureza de coração ou no caráter inflexível daqueles que receberam a lei. Leia esse texto algumas vezes seguidas procurando observar o diálogo entre os Fariseus, Jesus e os discípulos. Grife ou anote as palavras ou expressões que mais lhe chamaram atenção e tente resumidamente sintetizar a mensagem do texto de hoje.
Meditação: o que o texto me diz?
Veja com que sabedoria Jesus responde aos Fariseus e com que pedagogia ensina: ele não usa de palavras arrogantes fazendo mau uso de sua autoridade, ele toma pela mão aqueles que o ouvem e o conduzem a compreender o sentido da lei e daquilo que é feito em prol do Reino, por meio de palavras fáceis e de um raciocínio muito claro a respeito do que é dado como missão a cada um. A essência do seu ensinamento quer falar-nos sobretudo, que um coração endurecido não é capaz se quer, de compreender e acolher os gestos mais simples muito menos situações mais complexas e que exigem mais esforço e disposição interior.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Inicie esse momento de oração, colocando-se com docilidade diante de Deus, é importante estar com o coração disposto quando nos colocamos em oração. Se você sente que seu coração está endurecido, peça ao Espírito Santo a graça de transformar tudo que há de barreiras em seu interior em portas para que a ação da Palavra penetre seu interior. Lembre-se que apesar da proximidade com Jesus, até mesmo os discípulos tinham uma grande dificuldade em acolher os ensinamentos, você também pode estar assim hoje, mas tem nesse instante a possibilidade de um encontro pessoal e transformador com Deus por meio da experiência com sua Palavra.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Chegando na reta final da nossa lectio de hoje, nos cabe retomar o que aprendemos, sentimos e provamos da parte de Deus por meio de sua Palavra. Reflita sem pressa sobre tudo que tocou seu coração, e apenas sinta ressoar em seu interior toda sua experiência com Deus no dia de hoje.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Concretize sua experiência! A Palavra de Deus é sempre palavra que impulsiona, que move à conversão de vida! Com bastante clareza, pense quais atitudes em sua vida, podem concretizar sua experiência com o Evangelho de hoje.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.