
Pai nosso…
8 de outubro de 2025
9 de outubro, 5ª feira, 27ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 11,5-13
Leitura: O que o texto diz?
Jesus escolhe uma história bastante peculiar para ensinar aos discípulos sobre perseverança na oração. Um vizinho vem perturbar um amigo e sua família no meio da noite por um pedaço de pão. Ele não aceitará um não como resposta. Problemas e preocupações muitas vezes vêm até nós no meio da noite. Podemos nos sentir sobrecarregados enquanto todos pensam que estamos lidando bem.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus nos ensina a continuar a expressar nossas preocupações claramente a Deus, sem medo. “Para todo aquele que bater, a porta será aberta”. Deus Pai certamente enviará o Espírito Santo aos nossos corações. Então, pelo menos seremos capazes de fazer a próxima coisa certa, mesmo que ainda não possamos ver o futuro. Suplicar é entregar com confiança os problemas, as pessoas doentes e necessitadas, os males do mundo atual. Sendo assim coloque nas mãos de Deus seus pedidos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faça sua oração pedindo que o Espírito Santo traga paz à tua vida, na sua família, no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quando você reza a Deus você acredita que receberá o que você está pedindo? Você já pensou que pode ser intermediário de Deus na vida de alguém? Que quando te pedem ajuda, você é a presença de Deus nessa pessoa?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
E Jesus diz: “De fato, todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, a porta será aberta.” Jesus não engana a ninguém, ele realiza o desejo da pessoa que acredita nele. O Pai do Céu dará sempre o Espírito Santo àqueles que lhe pedem! O mais importante na oração é pedir a graça de viver as dificuldades em paz, mais que um milagre fácil que resolva as contrariedades da vida.