Vós sois o sal da terra e a luz do mundo
8 de junho de 2021Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão
10 de junho de 2021Quarta-feira, 09 de junho de 2021.
Mt 5,17-19 – Quem praticar e ensinar os mandamentos será considerado grande no Reino dos céus.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus continua seus ensinamentos dizendo que não veio para abolir a Lei e os Profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento. E acrescenta que antes que o céu e a terra deixem de existir, nada será tirado da Lei, sem que tudo se cumpra. Então, quem desobedecer a um só dos mandamentos e ensinar os outros a desobedecerem, será considerado o menor no Reino dos Céus. Já aquele que os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus, o Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós, é a própria Palavra Viva do Pai que veio a nós. Portanto, Ele não veio abolir aquilo que o Pai revelou ao seu povo no Antigo Testamento, por meio da Lei e dos Profetas, mas veio dar pleno cumprimento aos desígnios do Pai. Jesus nos ensinou a viver a Palavra sem distorcê-la, mas sim na fidelidade ao projeto que o Pai tinha no coração ao enviar-nos cada vírgula de sua Palavra. E nós, será que estamos praticando e ensinando essa Palavra com retidão de intenção? Ou estamos buscando adaptá-las aos nossos interesses para parecermos bons diante dos outros?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor Jesus, por nós mesmos não conseguimos viver plenamente de acordo com a tua Palavra. Precisamos do Espírito Santo para nos conduzir nesse caminho de fidelidade aos teus ensinamentos. Só assim seremos capazes de agir conforme os mandamentos de amor que o Pai nos deixou na Lei e nos Profetas. Queremos olhar continuamente para teu modo de agir e prolongá-lo em nossas vidas, aprendendo contigo o pleno cumprimento da vontade do Pai. Além disso, desejamos ser discípulos missionários entusiasmados, capazes de comunicar Tua Palavra, num anúncio fecundo que brota de vidas pautadas nos valores do Evangelho.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor Jesus nos faz ficarmos atentos para cumprir plenamente a vontade do Pai expressa na Sagrada Escritura. Além disso, Ele nos impulsiona a trabalhar cada vez mais no anúncio do Evangelho, num desejo de praticar e ensinar a Palavra na simplicidade e alegria que brota de corações agradecidos por todas as maravilhas que Deus realiza a cada dia em favor da humanidade. A música do Padre Zezinho expressa bem a força desinstaladora da Palavra em nossas vidas:
A Palavra do Senhor quando chegou
Desinstalou meu coração
Ao chegar, desafiou-me a exigir
Uma resposta de sim ou não
É fácil dizer sim. É fácil dizer não.
Mas dói depois do sim. E dói depois do não
A Palavra do Senhor
Depois que ela passou, nada mais
Será do jeito que já foi
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Essa Palavra nos impulsiona a olhar para o que Jesus fez e o modo como Ele fez e procurar fazer o mesmo no cotidiano, dando pleno cumprimento àquilo que o Pai sonhou para nossas vidas na missão de comunicar a fé para todos que cruzarem nossos caminhos, fazendo do testemunho de vida a maior fonte de credibilidade para o anúncio. Relembremos algumas palavras do Papa Francisco num de seus discursos:
“Gosto de recordar aquilo que São Francisco de Assis dizia aos seus confrades: “Pregai sempre o Evangelho e, se for necessário, também com as palavras”. As palavras têm o seu lugar… mas primeiro o testemunho: que as pessoas vejam na nossa vida o Evangelho, possam ler o Evangelho”. (DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AOS CATEQUISTAS VINDOS A ROMA EM PEREGRINAÇÃO POR OCASIÃO DO ANO DA FÉ E DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE, 27 de setembro de 2013)
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.