“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”
25 de dezembro de 2023“Ele viu, e acreditou”
27 de dezembro de 202326 de dezembro, 3ª feira, Dia de Santo Estevão
Procure fazer silêncio interior, respire profundamente.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nestes passos da oração.
Leia Mt 10, 17-22
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje, dia em que celebramos o protomártir Santo Estevão, vem trazer-nos uma advertência da parte de Jesus “cuidado com os homens” (v.17). Todo aquele que opta em ser fiel ao seguimento de Jesus está sujeito às perseguições dos mais diversos tipos. Contudo, sua Palavra nos direciona e nos impulsiona a sermos fortes e confiantes, pois diante destas situações o Pai estará a conduzir-nos em cada palavra pela ação do Espírito Santo que agirá em nós. Quem for fiel até o fim será salvo. Faça um exercício de releitura do texto, procure fazer suas observações particulares acerca do que você compreendeu, destacando palavras e ações que você considera mais importantes.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus não quer nos colocar medo, ao contrário, deseja encorajar-nos. Quando estamos firmemente comprometidos com a causa do Reino, devemos estar preparados para enfrentarmos as perseguições e para gozarmos das alegrias de ser cristão, ambos com sabedoria e fortaleza, cientes que em tudo, seja no agir ou no falar, deverá ser o próprio Espírito Santo o condutor. Assim, Jesus exorta-nos a comprometer-nos com a vida enquanto cristãos, certos de que estaremos sempre amparados por Ele e por sua graça.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Quanto nos custa confiar em Jesus! Na maioria das vezes somos direcionados a deixar nossa vontade que se distancia tanto da vontade do Nosso Senhor…Tememos as perseguições, os julgamentos e as consequências de sermos comprometidos enquanto discípulos. Hoje, contudo, por meio de sua Palavra Jesus nos convida a percebemos uma nova perspectiva, mostrando-nos a via da confiança nele. Por isso, nesse momento de oração, confesse a Ele seus medos, suas inquietações, o que ainda te impede de romper com o medo. Faça isso com muita sinceridade e disposição acreditando que Ele te escuta verdadeiramente.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Aprecie os frutos dessa oração, dê espaço em seu coração para acolher o que Jesus te falou, apenas sinta e deixe-se consumir por essa graça tão grandiosa.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Para concretizar esse seu encontro de hoje com a Palavra de Deus, reflita sobre quais ações você pode começar a executar em sua vida a fim de firmar sua confiança em Jesus e seu comprometimento enquanto discípulo dele.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE
Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.