“De graça recebestes, de graça deveis dar”
11 de junho de 2024Procura reconciliar-te
13 de junho de 202412 de Junho de 2024 – 10ª Semana Comum
No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mt 5, 17-19
Leitura: O que o texto diz?
Jesus está continuando o ensinamento na Montanha, está ensinando sobre o Reino. Ele se apresenta como aquele que realiza plenamente a Lei, sem nada dela retirar. Era uma grande preocupação cumprir a Leis Moisés por parte de muitos no tempo de Jesus e estes fieis cumpridores da Lei consideravam Jesus um subversor da Lei.
De fato, Jesus é mais que um cumpridor dos preceitos religiosos, mas é Ele mesmo a Lei Divina encarnada. E toda pessoa que o aceita, é digna do Reino.
Meditação: O que o texto me diz?
Interessante que Jesus não exclui ninguém do seu Reino. Porém coloca modo de ser considerado dentro do seu projeto. Mas há categorias: o menor significa aquele que fica de fora, como incapaz de aderir, é excluído por não viver aquele de amor da Nova Aliança. O maior é o que aderiu e se empenha em realizar na sua vida tudo que Jesus propõe.
O convite hoje é perceber o quanto sou adepto dos que Jesus propõe de seu Reino, se o acolho como Senhor de minha vida e minha história, se estou antecipando o céu aqui. O Reino é algo que já é presente, mas é preciso desejar e realizar na vida o seguimento de Jesus para o perceber.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, hoje quero reafirmar meu seguimento de vós. Olhai minha fraqueza e dificuldades em cumprir na minha vida a Lei que sois e dai-me a oportunidade de sempre mais assumir o vosso Reino em minha história.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Que sinais do Reino poderia eu realizar neste dia? Perdão, amor, harmonia, paz, ajuda, caridade, compaixão, paciência, aceitação, temperança…
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr. -Seminarista diocesano – Diocese de Ponta Grossa – PR.